
The Town acabou, the biz analisou 🏙️
BIZNESS
The Town acabou, the biz analisou 🏙️

12 setembro 2023Última atualização: 12 setembro 2023

The end. Depois de dois finais de semana com o The Town dominando os stories dos seus amigos no Instagram, chegou ao fim um dos principais festivais musicais brasileiros deste ano.

- Agora que a festa acabou, é hora de falarmos do bizness por trás — e o impacto econômico gerado pelo evento.

O grupo por trás
Caso você não saiba, o recém-lançado The Town é o “irmão” mais novo do Rock in Rio. Quem faz tudo isso acontecer é a Rock World, que criou, organiza e produz os dois festivais, além do Rock in Rio Lisboa.Inclusive, durante a coletiva de imprensa do The Town, o grupo já anunciou a 40ª edição do Rock in Rio, em 2024, que também ocorrerá em setembro e terá o Itaú como patrocinador máster pela 7ª edição consecutiva.O Rock in Rio é um evento bianual, assim como o The Town, que irá revezar a cada ano com seu par carioca. Sem contar a novidade que vai chegar em maio de 2024…A Rock World também passará a ser a produtora do Lollapalooza. Na prática, a empresa fará ****um grande evento a cada seis meses. Revenue to the moon?Voltando ao The Town… 🔙

(Foto: Veja | Wesley Allen)
A movimentação financeira do evento é alta. Naturalmente, os custos para sua realização também são bem altos. Ou você acha que seria barato montar toda essa estrutura e trazer nomes como Bruno Mars, Foo Fighters, Maroon 5, Post Malone e Demi Lovato?Para te dar uma ideia… O maior cachê do The Town foi o do Bruno Mars, que se apresentou em dois dias. Embora o valor não tenha sido divulgado, o mínimo que o artista cobra por show é US$ 1,5 milhão.- Considerando esse valor, estamos falando de mais de R$ 15 milhões por seus dois shows — fora as outras tantas atrações.
Patrocínios 🤝
O evento contou com mais de 30 marcas parceiras, sendo a Heineken a patrocinadora máster. Estima-se que o valor do investimento da cervejeira ultrapassou a faixa de R$ 20 milhões.Além dela, outras marcas como KitKat, Volkswagen, iFood, Coca-Cola, Riachuelo e o próprio Itaú marcaram presença no festival**.** O evento deve ter faturado mais de R$ 100 milhões com publicidade.Nos últimos tempos, os custos da produção de eventos aumentaram muito, com fornecedores subindo preços 20% a 30% de um ano para o outro, além da alta do dólar. Um desafio para quem atua no setor, que o grande valor vindo de patrocínios ajuda a amenizar.- Além de cobrir custos e maximizar o lucro, essa linha de receita é importante para gerar experiências legais para os clientes.

Redação


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