Um bizness que faz outros biznesses venderem mais… por lives 🤳

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Um bizness que faz outros biznesses venderem mais… por lives 🤳

Redação
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28 setembro 2023Última atualização: 28 setembro 2023

(Foto: Mimo | Reprodução)

🧐 Conheça a Mimo Live Sales

A Mimo Live Sales é uma startup que oferece soluções de live commerce para ajudar empresas a aumentarem as conversões de vendas digitais em seus e-commerces e aplicativos.
  • Além de fornecer a infraestrutura para as lives — integrada ao canal da marca —, a empresa realiza a consultoria completa e a implementação desse modelo.
Para esclarecer… Live commerce é a união do live streaming com o e-commerce em uma experiência de única tela e sem fricção, em que influenciadores ajudam as marcas a promover e vender seus produtos.O racional por trás é que, na venda por live commerce, as marcas se conectam de forma mais humana com os consumidores e, com ajuda dos influenciadores, esclarecem dúvidas e quebram eventuais objeções para aumentar a conversão.

💰 Modelo de negócios

SaaS B2B. Praticamente toda receita da Mimo vem da venda de planos mensais, com contratos de 1 ano, que oferecem diferentes funcionalidades de acordo com a necessidade do cliente.
  • Eles também fornecem toda a estrutura digital para realizar as transmissões e ajudar no direcionamento.
Além disso, uma parcela menor da receita vem de lives especiais, quando algum cliente quer fazer apenas alguma grande live no ano em alguma data específica — Dia das Mães, Black Friday ou Natal, por exemplo.

A empresa entrega sua solução através de duas áreas…

(Imagem: Mimo | Reprodução)

1) Customer Success: Time focado em ajudar o cliente na definição de sua estratégia para ter sucesso na live. Ajuda no planejamento, escolha do portfólio de produtos, escolha do melhor influenciador, dia e horário da live e por aí vai.2) Customer Experience: Área que faz o acompanhamento técnico. Ajuda a montar a live, faz a integração com e-commerce, faz plantão em todas as lives — um grande diferencial deles.Além disso, a Mimo criou um ecossistema de parceiros com estúdios, produtores audiovisuais e provedores dedicados de internet para seus clientes, com descontos exclusivos.A empresa ainda tem investidores estratégicos — empresas que agenciam influenciadores e conseguem fechar valores menores para os clientes da startup.Isso tudo contribui para que, na média, 10% das pessoas que estão nas lives comprem. Dependendo do segmento de atuação da empresa, esse número pode chegar a 40%.

🛣 Como tudo começou

A história se iniciou em 2020. Era meio da pandemia e uma irmã da Monique — uma das fundadoras — teve que fechar uma loja de sapatos que tinha em um shopping.
  • Para ajudá-la a contornar a situação, Monique decidiu tentar algo novo: uma live. Ela começou a pesquisar sobre isso, e a primeira transmissão da empresa seria com ela.
Logo de cara, se deparou com o fenômeno do live commerce, que surgiu na China em 2016 e estava bombando por lá. O que mais chamou sua atenção é que não havia nada parecido no Brasil.A oportunidade parecia ser boa: Juntar live streaming com e-commerce, oferecendo aos consumidores a possibilidade de ver o produto, tirar dúvidas no chat e fazer a compra sem nenhuma fricção — diferente das redes sociais.Com a ideia em mente, mandou mensagem para uma das líderes de um grupo de executivas de marketing e tecnologia que ela fazia parte, dizendo que queria fazer aquilo no Brasil.O grande gap era que lhe faltava conhecimento de tech. Depois de buscar por ajuda, foi conectada com Etienne.As duas marcaram a primeira conversa. Os olhos de Etienne brilharam tanto, que Monique decidiu mudar o pitch. Em vez de pedir a indicação de alguém, convidou-a para construir a Mimo com ela. O “sim” foi imediato.Depois dessa primeira conversa, fizeram uma reunião só para falarem sobre os seus "porquês". Qual era o motivo de estarem criando aquela empresa? Além de serem complementares, os valores e visão de mundo eram muito parecidos.
  • Ambas queriam democratizar o acesso à tecnologia de live commerce para todas as empresas do Brasil — independente do tamanho.
Assim, a empresa criou um marketplace para validar a solução, por onde fez mais de 180 lives. Era um ambiente da Mimo, em que as marcas criavam suas lojas para fazerem as transmissões.Depois, começou a desenvolver sua plataforma white label, que permitiu aos clientes fazer as lives em seus próprios ambientes — seja um e-commerce ou app, no formato de SaaS, que é a solução atual.Atualmente, a Mimo atende mais de 200 marcas em 20 setores diferentes, atuando em 6 países. A startup terminou 2020 com 8 pessoas. Hoje, são 45.

Os dois lados do pioneirismo ⛰️

(Foto: Mimo | Reprodução)

A Mimo é a primeira startup de live commerce da América Latina. Isso traz pontos positivos e negativos. De qualquer forma, é bastante desafiador.Pense que não há uma referência tão clara. Por mais que o modelo já existisse na China, o mercado de consumo é totalmente diferente, e foi preciso adaptar o produto para se adequar ao Brasil.Uma das coisas que elas aprenderam, é que o live commerce funciona muito bem para quem já tem uma presença digital. Caso contrário, fica muito mais difícil trazer audiência.Outro desafio foi vender para as outras empresas. Segundo a Etienne, no começo do negócio, elas demoravam uma hora para explicar para as marcas o que faziam.Hoje, leva 15 minutos, pois muitos negócios e grandes influenciadores — como a Virgínia — já estão fazendo. Além disso, existe a parte da educação. Para…
  • Consumidores: Precisam aprender a consumir dessa nova forma, apesar de gostarem quando a experiência online simula a física; e
  • Marcas: Ainda não sabem a melhor forma de usar essa ferramenta para se aproximar dos clientes e usar dados para melhorar a experiência de suas lives.
Isso sem falar na questão da formação de especialistas em live commerce, uma vez que ainda não havia pessoas trabalhando com isso no Brasil.A parte boa? Por ser algo que ainda não tinha ninguém fazendo, a empresa teve a chance largar na frente. Pode ser recompensador na mesma medida que é desafiador. Superar todos esses desafios permite nadar de braçada em um oceano azul.

A importância dos influenciadores 🤳

(Foto: Mimo | Reprodução)

Live commerce e creators economy andam lado a lado. Um dos principais motivos dessa forte ligação é que os influenciadores ajudam a “aquecer” o público, trazendo audiência para as transmissões.
  • Durante seus três anos de jornada, perceberam que, no mercado brasileiro, o que funciona bem são lives de 1h, com duas pessoas:
(i) Uma pessoa da marca que entenda muito de marketing e saiba muito do produto;(ii) O influenciador, que fará o papel do consumidor, tirando dúvidas que as pessoas possam ter, gerando conexão com o consumidor — outro papel importante dessa figura.

📈 Recebeu investimentos?

2020: Investimento anjo;2021: Rodada Seed;2022/2023: Pre-Series A — da Locaweb e Cencosud Ventures.A empresa não abre o valor de suas rodadas.

👫 Quem está por trás desse negócio?

(Foto: Mimo | Reprodução)

A Mimo Live Sales foi fundada por Monique Lima e Etienne Du Jardin. Ao clicar, você vai para o LinkedIn delas.

🔮 O que está por vir

A startup acredita demais em construir uma relação humanizada no digital entre marcas e consumidores.Por isso, está criando uma série de produtos para facilitar essa conexão, e espera crescer com novas iniciativas em live commerce voltadas a isso.Outra coisa que a empresa está de olho são as diferentes necessidades de cada segmento. Uma empresa que faz uma live para captar leads para um apartamento é bem diferente de uma que vende blusas de 15 reais.Por fim, a Mimo também está de olho para soluções de video commerce, em que marcas poderão expor seus produtos como se as pessoas estivessem dentro da loja, para venderem em maior escala.

ESG ♻️

Desde o começo, a Mimo sempre se preocupou com os pilares ESG. Hoje, 65% das pessoas da empresa e 75% das lideranças são mulheres, 55% das pessoas são LGBTQIA+ e 35% são negras.Segundo as fundadoras, para democratizar a tecnologia, seria preciso democratizar a empresa internamente, para ter mais pontos de vista e criar um produto para todos.

📚 Para aprofundar

McKinsey. Report do mercado global de live commerceLive Shopping no Brasil. Report feito pela Mimo do mercado nacional.Artigo. Para a Mimo, o live-shopping será maior que o e-commerce no Brasil.Podcast. Etienne e Monique falando sobre o cenário de live commerce.

💼 Contato

Para se juntar ao time de 45 pessoas que estão construindo a Mimo, envie um e-mail para talentos@mimo.com.br. Vai que você se destaca…

🦄 E o meu bizness?

Se você quer seu bizness analisado por nós, clique aqui. Lembrando que a análise não é comprada e nem possui interferência da empresa. 100% independente.
Redação

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