Se prepare para dominar o mercado de domínios 🌐

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Se prepare para dominar o mercado de domínios 🌐

Redação
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28 setembro 2023Última atualização: 28 setembro 2023
Imagine a seguinte situação: Você está começando um novo negócio e, por prezar por sua presença digital, decide comprar um domínio para garantir seu “endereço da internet”.Mas se depara com um problema: O domínio que você queria não está disponível. Alguém foi mais rápido que você. Qual seria sua reação?Para muitos, a resposta seria, simplesmente, mudar o nome. Ou adicionar alguma palavra a mais no domínio. No entanto, por uma série de motivos — que já vamos explicar — há casos em que a melhor opção é ir atrás do dono daquele endereço para tentar comprá-lo.Essa prática é mais comum do que você pensa, e tem gente que gasta centenas de milhões de dólares (você leu certo) para se apossar dos domínios mais cobiçados da internet.Muitas dessas transações não se tornam públicas. Mas, das que foram divulgadas abertamente, esses foram os domínios mais caros já vendidos:

Precisamos falar de SEO…

Search Engine Optimization. Basicamente, é o conjunto de estratégias de otimização para mecanismos de busca como o Google. É isso que determina quais sites aparecerão no topo quando um usuário pesquisa algo.
  • Ao buscar por um termo que seja exatamente igual ao domínio, as chances dele aparecer bem rankeado são maiores. Afinal, o buscador entende que é aquilo que a pessoa procura.
A importância disso? Pense que o 1° resultado orgânico das buscas chega a ter 40% dos cliques totais de quem pesquisa por aquele termo. Na 2ª posição, cai pela metade. Na 3ª, novamente, reduz pela metade.🔍 Em outras palavras, 70% dos cliques se concentram nos três primeiros links. Estar no topo conta muito.Há ainda outros fatores que fazem com que um domínio custe mais do que 20 dólares, como ele ser curto, simples, memorável, marcante ou descritivo, por exemplo.

Além de pessoas e empresas… 🌎

Tem países que fazem muito dinheiro com domínios. Mas, no caso deles, não é através da venda no mercado secundário (revenda). Antes de explicarmos o motivo, veja o gráfico abaixo:

Metade dos sites são “.com”

O nome dessa terminação é TLDtop-level domain —, que nada mais é que o último segmento do nome do domínio, que vem após o último ponto. É a extensão do domínio.
  • Na teoria, seu objetivo é indicar o propósito do site, o dono ou sua localização geográfica. Na prática, não se limita a isso.
Isso porque, embora cada país tenha o seu próprio TLD, algumas coincidências fazem com que empresas comprem domínios com determinadas extensões por outros motivos, que não se referir ao país.Aqui vem o pulo do gato… Quando um novo domínio é registrado com o TLD de um país, o respectivo governo ganha uma taxa pelo registro — além de um valor recorrente de renovação. Com isso, teve quem se deu muito bem:

🇦🇮 Anguilla — “.ai”

Com o boom da AI, dobrou o número de registros com a extensão ".ai" — usado por muitas empresas do setor. Isso deve gerar uma arrecadação de US$ 30 milhões para a pequena ilha do Caribe neste ano. É quatro vezes mais que no ano passado e o equivalente a 10% do PIB do pais.

🇹🇻 Tuvalu — “.tv”

A extensão do arquipélago localizado na Oceania é usado por muitas empresas que realizam transmissões online, como a Twitch.tv, por remeter à televisão. Isso gera US$ 5 milhões por ano ao país — 1/12 de seu PIB de US$ 60 milhões.

🇲🇪 Montenegro — “.me”

Para fechar essa lista, outro país que se deu muito bem com isso foi Montenegro, que já teve anos em que ganhou 6,5 milhões de euros graças ao seu TLD — 2% do total de exportações do país. Nunca subestime o poder de duas letrinhas…

Curiosidade, pra fechar 🤔

Um case legal é o do Threads.com, plataforma de comunicação alternativa ao Slack. Quando a Meta criou seu clone do X, o que tinha disponível era o Threads.net.Com isso, o Threads.com teve um *boom* em seus acessos, de pessoas que buscavam seu homônimo e clicavam no que tinha a extensão .com — que, convenhamos, é muito mais sexy. risos.
Redação

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