Open Banking e o futuro dos dados financeiros

BIZNESS

Open Banking e o futuro dos dados financeiros

Redação
Redação
30 novembro 2021Última atualização: 30 novembro 2021

ūüíį Modelo de neg√≥cios

Antes de entender esse¬†bizness,¬†√© preciso entender onde ele est√°.¬†A Pluggy atua no¬†Open Banking¬†(ou Open Finance) que, de forma resumida, √© o princ√≠pio de compartilhemento de¬†nossos¬†dados financeiros entre diferentes institui√ß√Ķes.
  • Se¬†antes apenas o Inter ou Nubank¬†sabiam quanto voc√™¬†gastava por m√™s, agora,¬†outros bancos¬†tamb√©m podem ter¬†acesso¬†a isso.
Para facilitar:¬†Imagine que sua loja favorita de roupas compartilhasse seu tamanho, suas prefer√™ncias e a sua frequ√™ncia de compras para lojas concorrentes.¬†√Č isso que vai acontecer no setor banc√°rio agora, por lei.Dito isso...¬†Pense que a¬†Pluggy¬†vem pra facilitar o acesso dessas informa√ß√Ķes para empresas que desejem t√™-las, por meio de uma¬†API* gratuita.Como ganham dinheiro?¬†A empresa obt√©m receita por cada¬†conta conectada¬†e atrav√©s de¬†projetos customizados¬†para fintechs e empresas de outros setores, que querem, com o Open Banking,¬†criar¬†produtos financeiros personalizados a cada perfil.
  • *API:¬†pense no gar√ßom de um restaurante. Ele recebe o seu pedido e leva da sua mesa √† cozinha. A API √© o gar√ßom, que realiza a comunica√ß√£o entre dois softwares diferentes (a mesa e a cozinha), de forma a integr√°-los.

ūüĎę Quem est√° por tr√°s desse neg√≥cio?

A Pluggy foi fundada em 2020 por Federico Miras, Rogério Correa, Bruno Loiola, Victor Braga e Gabriel Gantes. (Ao clicar, você vai pro LinkedIn deles).

ūüďą Recebeu investimentos?

  • Pr√©-Seed:¬†de R$ 3 milh√Ķes, que contou com¬†Y Combinator, Rappi, Airnb e Dropbox. (ago/2021)
  • Seed:¬†A rodada est√° em andamento.

ūüôč‚Äć‚ôāÔłŹūüôč‚Äć‚ôÄÔłŹ Maior desafio

‚ÄúAl√©m da barreira cultural para que as pessoas¬†entendam¬†que o¬†compartilhamento de dados¬†no¬†Open Finance¬†apresentar√°¬†enormes¬†benef√≠cios, precisamos ganhar¬†tra√ß√£o. Estamos com¬†mais de 40 clientes, muitos j√° em produ√ß√£o, por√©m estamos fazendo diversas¬†melhorias¬†em nosso¬†produto¬†(estabilizando) e desenvolvendo o nosso pipeline focado em¬†dados.‚ÄĚ

ūüíľ Vagas em aberto na empresa

Confira as vagas clicando aqui.

ūüĒģ Nossa an√°lise

O Open Banking j√° √© uma realidade.¬†Como ainda √© algo que est√° iniciando no Brasil, h√° muito espa√ßo para o surgimento e crescimento de novas empresas ‚ÄĒ¬†onda que a Pluggy est√° buscando surfar.O time da empresa parece ser bastante capacitado, com destaque para¬†Bruno Loiola, que j√° possui experi√™ncia na √°rea por ter atuado por mais de 4 anos com projetos de Open Banking na Uni√£o Europeia e na Am√©rica Latina.¬†Know-how conta muito, ainda mais em um setor que est√° engatinhando.Al√©m disso, a empresa j√° conta com grandes clientes, como¬†Porto Seguro, Kinvo e Grupo Botic√°rio¬†‚ÄĒ o que demonstra que o servi√ßo parece estar sendo bem feito.
  • A l√≥gica √© simples...¬†Voc√™ prefere contratar o servi√ßo da empresa que tem grandes clientes ou daquela outra que ainda n√£o atende ningu√©m?¬†Isso se chama¬†prova social, e conta muito.
Al√©m disso,¬†existem 750 milh√Ķes de contas banc√°rias no Brasil, sendo que um brasileiro bancarizado tem, em m√©dia, 4 contas.¬†Cheirinho de oportunidade.

Challenges¬†‚ö†ÔłŹ

O pr√≥prio mercado.¬†√Č um setor¬†que atrair√° aten√ß√£o de companhias que tem muito, mas muuuuito dinheiro. Como qualquer mercado com grande potencial, a concorr√™ncia vem com tudo.

Com isso, surge um desafios:¬†como se diferenciar e gerar mais valor do que os concorrentes?¬†Cabe √† Pluggy buscar criar barreiras competitivas para tornar-se um player cada vez mais relevante do mercado.Al√©m disso, existe uma preocupa√ß√£o cada vez maior por parte das pessoas em rela√ß√£o aos seus dados,¬†o que pode trazer mais burocratiza√ß√£o ao setor¬†‚ÄĒ¬†at√© tedo em vista o recente vazamento de dados do Pix.

ūü§Ē O que voc√™ faria se fosse o CEO?

Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?

ūüďö Para aprofundar

ūü™§ Lembre-se:¬†Nenhuma an√°lise aqui √© comprada ou possui interfer√™ncia das empresas estudadas, √©¬†100% independente. Caso queira enviar alguma empresa para que nosso time analisar,¬†fique √† vontade. √Č s√≥ clicar aqui.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • √ďtimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milh√Ķes de pessoas e receba nossos conte√ļdos com base no que mais se adequar a voc√™

reflex√Ķes e experi√™ncias que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposi√ß√Ķes, filmes, livros, arte, m√ļsica e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conte√ļdos sobre carreira

inscreva-se
segunda, a cada 15 dias

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã