Já parou pra pensar de onde surgiu o símbolo do sorriso? 🙂

BIZNESS

Já parou pra pensar de onde surgiu o símbolo do sorriso? 🙂

Bruno Costa
Bruno Costa
2 agosto 2022Última atualização: 2 agosto 2022

(Imagem: Okdiario | Reprodução)

Talvez você imagine que tenha surgido quase que naturalmente, há muito tempo.E voce não estaria totalmente errado. Os relatos de rostos sorridentes mais antigos são em cerâmica turca de 4.000 anos atrás.No entanto… Foi, provavelmente, nos anos 60 que a história do smiley face começou na história moderna.Em 1963, um artista freela foi chamado por uma empresa para pensar em algo que levantasse o ânimo dos seus funcionários.Harvey Ball (homem da foto) levou, simplesmente, 10 minutos para chegar na solução: um sorriso 😀. Simples e genial.
  • Pelo trabalho, ele recebeu US$ 45 dólares na época — cerca de US$ 380 trazendo a valor presente.
Não dá pra ter certeza se o objetivo foi atingido, mas a ação ficou conhecida e a companhia produziu milhares de adesivos, broches e cartazes — e foi copiada por muitas outras empresas.
(Imagem: The Smiley Company | Reprodução)
Nem a empresa — e muito menos Harvey — se preocupou com registrar o sorriso para deter seus direitos.Bobearam. Na Europa, um jovem jornalista francês, cansado de notícias ruins, decidiu criar um símbolo para alertar os leitores sobre histórias positivas.E o símbolo escolhido não poderia ser outro. Mas Loufrani percebeu o potencial daquilo e registrou o sorriso com o objetivo de ganhar dinheiro com a marca — uma lógica ainda não muito comum na Europa na época.
(Imagem: The Smiley Company | Reprodução)
O movimento se expandiu, sendo copiado por outros jornais, que também passaram a usar o sorriso com o mesmo sentido, mas ele queria ir além.Nos anos 70, a França vivia algo como o movimento hippie americano. O garoto, então, decidiu distribuir 10 milhões de adesivos de graça — que foram parar em postes de rua por todo o país.Na medida que o símbolo simplista se popularizava como algo cool, começavam a aparecer as marcas interessadas em parcerias.Bastou dois anos desde o registro da marca para Loufrani fechar a primeira — com a Mars, que usou o sorriso no seu chocolate Bonitos, o precursor dos M&Ms na Europa.Logo depois, vieram outras em sequência — como papelarias, produtora de filmes e até a Levi’s, em suas jeans.

A criação do bizness como um todo

Nos anos 90, os negócios de licenciamento caíram e o sorriso parecia ficar cada vez menos sorridente.Foi quando o filho de Loufrani assumiu as operações e decidiu fundar a marca The Smiley Company — fazendo do sorriso um bizness de fato, e não apenas um logotipo.Atualmente, a companhia está em parceria com mais de 300 marcas — como Nutella, McDonald’s, Coca-Cola, Dunkin' Donuts — de 12 categorias diferentes.Não à toa, a empresa já conta com um faturamento de US$ 500 milhões por ano em acordos de licenciamento.
  • Há quem diga que a empresa usufruiu da criação de uma outra pessoa, para torná-la famosa e fazer dinheiro.
Concordando ou não, não há como negar a genialidade em perceber antes de todos o potencial em fazer de um símbolo simples um grande negócio.
Bruno Costa

Bruno Costa

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã