Israel testa primeiro implante de medula em humanos
SAÚDE
Israel testa primeiro implante de medula em humanos

Devolver movimento a quem perdeu: essa é a meta de pesquisadores de Tel Aviv, que começam a testar em humanos um implante de medula espinhal cultivado em laboratório.
- Três anos atrás, a equipe conseguiu criar a medula em 3D a partir de células do próprio paciente.
Em animais, o resultado foi histórico: mais de 80% voltaram a andar, mesmo com lesões crônicas. Agora, 8 pacientes israelenses serão os primeiros a receber a técnica, após aval do Ministério da Saúde.
Lesões na medula estão entre os poucos danos do corpo humano que não se regeneram naturalmente. Hoje, não existe cura. Se esse tratamento funcionar, pode inaugurar um novo padrão global na medicina regenerativa.
O processo é personalizado: células do sangue são reprogramadas em células-tronco e, junto com um hidrogel feito a partir de gordura do paciente, se transformam em tecido nervoso 3D.
Esse tecido é então implantado na região danificada, recriando a conexão elétrica interrompida.
Bottom-line: O primeiro implante deve acontecer dentro de um ano. Para os cientistas, o marco vai além da ciência: é a chance de transformar um diagnóstico até agora irreversível.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se







