O mito do oceano azul? 🌊

BIZNESS

O mito do oceano azul? 🌊

Bruno Costa
Bruno Costa
15 setembro 2022Última atualização: 15 setembro 2022
 
Oceano Azul. Pode ser que você já tenha ouvido falar sobre esse conceito do mundo dos negócios, que surgiu em um livro que leva o mesmo nome.
Em linhas gerais, um Oceano Azul é um mercado que ainda não existe. Os grandes players não estão de olho e há muitas oportunidades de inovar e dominar o segmento.
É muito mais difícil, mas, em geral, não tem concorrência.
  • É a Apple de Steve Jobs criando o iPod — que criou e capturou uma nova demanda. É o WhatsApp quebrando o SMS, que era pago.
Oceanos Vermelhos, por outro lado, são as indústrias cuja competição é acirrada. Os gigantes estão consolidados e a vida dos novos entrantes pode ser muito desafiadora.
Convenhamos... Não deve ser nada fácil criar um app de corridas para bater de frente com Uber e 99.
Hoje, é um oceano (bem) vermelho. Mas, quando elas surgiram, era da cor do céu.
Pense também nas redes sociais. Quando o Facebook surgiu, havia poucas empresas no setor e nenhuma o dominava por completo.
Nos dias de hoje, é quase impossível criar uma nova rede social. Mas, note: “quase impossível” não é impossível. O TikTok está aí pra provar.

É aí que está o x da questão…

Existem pontos azuis dentro de oceanos vermelhos. Seja um nicho diferente, um novo posicionamento, um projeto social atrelado…
A maior parte dos empreendedores estão em oceanos vermelhos. Afinal, é muito difícil encontrar um oceano azul.
  • E não há problema algum nisso — principalmente se você buscar esses pontos azuis.
Olhe para o Nubank… Quem diria que ainda havia espaço para um novo banco entrar em um mercado dominado por 5 bancões?
Basicamente, eles entraram em um oceano vermelho, viram o que os players estavam fazendo mal e criaram seu próprio oceano azul.

Não existe certo ou errado…

Nem melhor ou pior. Existem diferentes oportunidades e desafios. No fim das contas, é você quem escolhe o jogo que vai jogar.
Cada um dos oceanos vai exigir estratégias diferentes. Em um oceano vermelho, é bem provável que você tenha que baixar o preço, pois são mercados mais comoditizados.
  • Já nos oceanos azuis pode ser necessário gastar centenas de milhões para educar as pessoas, uma vez que é algo novo.
Veja as criptomoedas. Muitas pessoas nem sabem o que é Bitcoin ou não acreditam em seu valor.

Novamente: têm oportunidades em ambos.

De qualquer forma, se você encontrar um oceano azul, pode ser uma oportunidade incrível para entrar de cabeça, nadar de braçada e conquistar o primeiro lugar do pódio.
É muito mais difícil, mas, em geral, não tem concorrência.
Só tenha cuidado para não achar que o oceano vermelho em que você está nadando é azul. risos.
Bruno Costa

Bruno Costa

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã