O sorvete que enganou todo mundo? 🐻‍❄️

BIZNESS

O sorvete que enganou todo mundo? 🐻‍❄️

Redação
Redação
25 abril 2023Última atualização: 25 abril 2023
Era final de 2008 quando a Diletto nasceu, em São Paulo, com sua tradicional embalagem com a imagem de um urso polar.O sucesso da sorveteria artesanal foi maior do que seus fundadores previam. Com o objetivo de estar em 40 pontos de venda até o fim de 2009, eles atingiram 500.Naquele ano, o faturamento chegou na casa do R$ 1,2 milhão. O ritmo de crescimento acelerado continuou, dando um salto para R$ 15 milhões em 2011.

O diferencial da sorveteria 🍨

https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F920877cf-18a4-4c52-8cb2-7cc1ddc1573b_1030x546.png

(Imagem: Diletto | Reprodução)

Tradição. O discurso era de que a receita tinha sido criada na Itália, pelo avô de um dos fundadores, que fazia sorvetes com a neve que caía no norte do país, desde 1922.Para preservar a receita original, ele fechou contratos exclusivos de fornecimento de ingredientes diretamente do país da pizza — e do gelato.Agora, seria possível fazer em grande volume os deliciosos sorvetes, com gostinho da sobremesa de seus almoços de infância.

Pulando para 2013… 🔜

https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fd5570992-c444-408d-9cc1-d4c0d08914d5_2056x1010.png

(Foto: Tripadvisor | Reprodução)

Estava dando tudo certo. A empresa vendia em 15 estados do Brasil, através de mais de 3 mil pontos de venda — restaurantes, shoppings e quiosques próprios.
  • Em 2012, ela havia faturado R$ 30 milhões, e a expectativa era ultrapassar os R$ 50 milhões naquele ano.
Esse crescimento acelerado chamou a atenção de Jorge Paulo Lemann. Um fundo de investimento do bilionário comprou cerca de 20% da Diletto, por um valor estimado de mais de R$ 100 milhões.O objetivo do aporte era auxiliar a empresa no processo de internacionalização e aumentar seu faturamento para R$ 1 bilhão até 2022.

Tudo lindo, não é mesmo?

Na verdade… Não. Lembra que a receita dos sorvetes artesanais era do vô de um dos fundadores? Era tudo mentira.
  • Foi isso que o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) descobriu em 2014, e determinou que a marca divulgasse que a história do nonno Vittorio era falsa.
Embora ele realmente fosse dos Alpes italianos — região em que a neve era usada para fazer sorvetes —, imigrou para o Brasil com apenas três anos de idade. Teria que ser mundo prodígio. risos.E, ainda pior, nunca sequer foi sorveteiro. Essa descoberta quebrou o clima — inclusive para os outros dois fundadores, que disseram também ter sido enganados desde o início.

O impacto 📉

https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F8441db9c-ad92-4a71-bf23-28fbd4c4b1a4_750x500.jpeg

(Foto: Studio Dias | Reprodução)

Daquele momento em diante, a marca começou a perder força. Muitos consumidores deixaram de comprar seus produtos, e vários quiosques tiveram que ser fechados.
  • Além disso, o incidente aconteceu no momento em que a Diletto estava quase sendo vendida a uma multinacional gigante do setor. Claro, a compra foi cancelada.
Aos trancos e barrancos, a empresa seguiu existindo. Em 2017, os fundadores deixaram o negócio e iniciou-se um processo de reestruturação. Mas, em 2020, a pandemia fez as vendas caírem ainda mais.Hoje, a marca ainda está presente no Brasil — embora não possua lojas próprias. No entanto, encontrar seus produtos é difícil, ainda mais em supermercados de rede nacional.

Para fechar…

O produto era realmente de qualidade. As matérias-primas eram importadas da Itália e de outros países — cheio de frutas e sem ingredientes artificiais.Mesmo assim, a história inventada quebrou totalmente a confiança dos consumidores e fez com que a empresa derretesse — como um sorvete na praia em um dia ensolarado. 🫠
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã