
O sorvete que enganou todo mundo? 🐻❄️
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O sorvete que enganou todo mundo? 🐻❄️

25 abril 2023Última atualização: 25 abril 2023

Era final de 2008 quando a Diletto nasceu, em São Paulo, com sua tradicional embalagem com a imagem de um urso polar.O sucesso da sorveteria artesanal foi maior do que seus fundadores previam. Com o objetivo de estar em 40 pontos de venda até o fim de 2009, eles atingiram 500.Naquele ano, o faturamento chegou na casa do R$ 1,2 milhão. O ritmo de crescimento acelerado continuou, dando um salto para R$ 15 milhões em 2011.


O diferencial da sorveteria 🍨

(Imagem: Diletto | Reprodução)
Tradição. O discurso era de que a receita tinha sido criada na Itália, pelo avô de um dos fundadores, que fazia sorvetes com a neve que caía no norte do país, desde 1922.- A história continuava contando que, por conta da Segunda Guerra, a família fugiu para SP. Anos depois, o neto teria ido morar na Itália para descobrir como produzir aquela fórmula ancestral em escala.
Pulando para 2013… 🔜

(Foto: Tripadvisor | Reprodução)
Estava dando tudo certo. A empresa vendia em 15 estados do Brasil, através de mais de 3 mil pontos de venda — restaurantes, shoppings e quiosques próprios.- Em 2012, ela havia faturado R$ 30 milhões, e a expectativa era ultrapassar os R$ 50 milhões naquele ano.
Tudo lindo, não é mesmo?
Na verdade… Não. Lembra que a receita dos sorvetes artesanais era do vô de um dos fundadores? Era tudo mentira.- Foi isso que o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) descobriu em 2014, e determinou que a marca divulgasse que a história do nonno Vittorio era falsa.
O impacto 📉

(Foto: Studio Dias | Reprodução)
Daquele momento em diante, a marca começou a perder força. Muitos consumidores deixaram de comprar seus produtos, e vários quiosques tiveram que ser fechados.- Além disso, o incidente aconteceu no momento em que a Diletto estava quase sendo vendida a uma multinacional gigante do setor. Claro, a compra foi cancelada.
Para fechar…
O produto era realmente de qualidade. As matérias-primas eram importadas da Itália e de outros países — cheio de frutas e sem ingredientes artificiais.Mesmo assim, a história inventada quebrou totalmente a confiança dos consumidores e fez com que a empresa derretesse — como um sorvete na praia em um dia ensolarado. 🫠
Redação


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