A bolha das startups está estourando? 🛁
BIZNESS
A bolha das startups está estourando? 🛁
Demissões em massa e reduções expressivas no valuation
Duas situações que estão sendo vistas com bastante frequência nos últimos tempos, especialmente no universo startupeiro.Um dos principais fatores que leva a essas quedas, tanto nas startups quanto em companhias gigantes (falaremos melhor delas daqui a pouco), é a inflação que está atingindo o mundo todo.- Os Estados Unidos, por exemplo, têm uma inflação acumulada de 9,1% nos últimos 12 meses — maior valor em 41 anos.
Sabe como isso se aplica no mundo das startups?
A maior parte do dinheiro investido globalmente em startups vem dos EUA.- A onda de inflação alta que estamos vivendo deixa os fundos de investimento mais inclinados a colocarem seu dinheiro em ativos mais seguros.
Outro ponto de destaque
As taxas de juros elevadas impactam o valor das empresas, principalmente as de tecnologia, que englobam muitas startups.- Isso porque seu valor está no futuro, ou seja, na expectativa dos investidores de que seus resultados vão crescer e seu valor será maior do que é hoje (falamos disso nessa edição).
Ainda sobre a reprecificação das startups…
Os juros elevados contribuíram para corrigir o valuation desses negócios, pois a expectativa de crescimento — que faz o mercado precificar tais empresas em valores tão altos — fica muito menor.
Dessa forma, os fundos de investimento, para reduzirem seu risco, aproveitam as oportunidades geradas pelos juros altos, como a renda fixa.O resultado?
Uma redução nos investimentos em startups. No ano passado, o Vision Fund — fundo do SoftBank focado em empresas de tecnologia — registrou seu maior prejuízo desde seu início, em 2017.O conglomerado japonês perdeu quase US$ 30 bilhões com investimentos em empresas de tech. Por essas e outras, o SoftBank deve cortar entre 50-75% dos investimentos em startups.Além do SoftBank, que foi quem mais investiu em Venture Capital em 2021, diversos outros grandes fundos também perderam muito dinheiro.
Como será daqui pra frente?
Infelizmente, o dêbiz não é Mãe Dináh pra te dar essa resposta. risos. Mas uma coisa é fato: a realidade mudou, e é preciso se adaptar a ela.- Estamos passando por um momento de transição no cenário de startups e não dá pra saber como será daqui pra frente.
Redação
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se