O filho de mil homens

STORIES

O filho de mil homens

Bruno Costa
Bruno Costa
8 janeiro 2023Última atualização: 8 janeiro 2023
"O Crisóstomo explicava que o amor era uma atitude. Uma predisposição natural para se ser a favor de outrem. É isso o amor. Uma predisposição natural para se favorecer alguém. Ser, sem sequer se pensar, por outra pessoa. Isso dava também para as variações estranhas do amor. O miúdo perguntava se havia quem amasse por crime, por maldade. Alguém amar por maldade, repetia. O pai achava que talvez não. A maldade tinha de ser o contrário de amar."
O escritor português Valter Hugo Mãe cresceu acreditando que jamais chegaria aos 18 anos de idade. Filho único de uma família pobre, ele diz que foi “resistindo” vida afora.
  • Hoje, com mais de 30 livros publicados, VHM gosta de parafrasear Fernando Pessoa e dizer que “o mundo é de quem nasce para o conquistar e não de quem sonha conquistá-lo”.
Voltando à citação inicial, “O filho de mil homens” é uma das obras mais famosas de Valter Hugo. Com uma linguagem simples e poética, é fácil descrevê-la como uma experiência de amor pela humanidade.Crisóstomo, um pescador solitário, conhece um garoto órfão, Camilo, e decide inventar uma família. Em seguida, Camilo sugere que ele encontre uma esposa e assim a história vai se desenrolando.O foco aqui é menos o enredo, e mais os personagens. Excluídos socialmente por diversos motivos, todos têm uma coisa em comum: a vontade de se pertencer e ser amado.
  • Com uma pequena jornada por caminhos poéticos, a história deixa de ser triste e acaba nos guiando à forma mais genuína de felicidade: ser quem se é.
Isso porque, quando os personagens aceitam suas próprias vidas, eles começam a se reconhecer nos outros. E, nessa identificação, sentem vontade de criar raízes onde existia solidão.No final das contas, Crisóstomo está certo ao dizer que “amar é uma predisposição natural para ser a favor de outrem”. Muito mais do que uma ideia de sobrevivência, no fundo, só ama quem quer o bem.
Bruno Costa

Bruno Costa

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã