Como essa equipe da F1 virou uma máquina de mídia

NEGÓCIOS

Como essa equipe da F1 virou uma máquina de mídia

Redação
Redação
23 junho 2025Última atualização: 23 junho 2025

Só no ano passado, foram 12 novos contratos, incluindo marcas como Google, Dell, Coca-Cola, Cisco e OKX. (Imagem: @McLaren)

Não basta colocar seus dois pilotos no topo do Campeonato Mundial de 2025. A McLaren também lidera outra corrida — a dos patrocinadores.

Nos últimos sete anos, a equipe saiu de 5 para 53 marcas ativas, triplicou sua receita comercial e virou referência no paddock quando o assunto é gerar valor e impacto de marca.

O que mudou? Tudo começou quando Zak Brown assumiu o comando, em 2016.

Um executivo que tem mais história no marketing do que no automobilismo — e que trouxe um modelo que virou case no esporte: parar de pensar como uma equipe de corrida e começar a operar como uma empresa de mídia.

Zak virou o rosto da McLaren, e os pilotos — Lando Norris e Oscar Piastri — passaram a ser tratados como creators, não só como atletas.

  • A equipe resgatou elementos dos anos 80 e 90, criou uma identidade forte e adotou uma linguagem pensada pra Gen Z — com conteúdo feito pro scroll do TikTok, do X e do Instagram.

O movimento foi além da F1. A McLaren hoje corre na IndyCar, Fórmula E e Extreme E, ampliando audiência e relevância com marcas de diferentes mercados.

Os resultados falam por si: Fechou 2023 com faturamento de £466 milhões (US$ 571 milhões), o maior da sua história. Desde 2016, o valor da marca mais que dobrou. E hoje, é o quarto time da F1 em volume de contratos — atrás do big three Ferrari, Red Bull e Mercedes.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã