
Como essa equipe da F1 virou uma máquina de mídia
NEGÓCIOS
Como essa equipe da F1 virou uma máquina de mídia


Só no ano passado, foram 12 novos contratos, incluindo marcas como Google, Dell, Coca-Cola, Cisco e OKX. (Imagem: @McLaren)
Não basta colocar seus dois pilotos no topo do Campeonato Mundial de 2025. A McLaren também lidera outra corrida — a dos patrocinadores.
Nos últimos sete anos, a equipe saiu de 5 para 53 marcas ativas, triplicou sua receita comercial e virou referência no paddock quando o assunto é gerar valor e impacto de marca.
O que mudou? Tudo começou quando Zak Brown assumiu o comando, em 2016.
Um executivo que tem mais história no marketing do que no automobilismo — e que trouxe um modelo que virou case no esporte: parar de pensar como uma equipe de corrida e começar a operar como uma empresa de mídia.
Zak virou o rosto da McLaren, e os pilotos — Lando Norris e Oscar Piastri — passaram a ser tratados como creators, não só como atletas.
- A equipe resgatou elementos dos anos 80 e 90, criou uma identidade forte e adotou uma linguagem pensada pra Gen Z — com conteúdo feito pro scroll do TikTok, do X e do Instagram.
O movimento foi além da F1. A McLaren hoje corre na IndyCar, Fórmula E e Extreme E, ampliando audiência e relevância com marcas de diferentes mercados.
Os resultados falam por si: Fechou 2023 com faturamento de £466 milhões (US$ 571 milhões), o maior da sua história. Desde 2016, o valor da marca mais que dobrou. E hoje, é o quarto time da F1 em volume de contratos — atrás do big three Ferrari, Red Bull e Mercedes.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se