
Taxa de analfabetismo recuou para 5,6% em 2022
BRASIL
Taxa de analfabetismo recuou para 5,6% em 2022

9 junho 2023Última atualização: 9 junho 2023

Já parou para imaginar não conseguir sequer ler o título desta matéria? Bom, quase 10 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais passam por situações como essa todos os dias.Foi isso que revelou a edição PNAD de 2022 do IBGE, divulgada nesta semana. Esse número representa 5,6% da população, indicando uma queda em relação aos 6,1% de 2019.
O Nordeste tem a taxa mais alta, com uma média entre os estados da região de 11,7%. Na outra ponta, a região Sudeste é a mais baixa, com uma média de 2,9%.Falando por unidades da federação, as melhores ranqueadas são o Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Na lanterna, ficam Piauí, Alagoas e Paraíba.
Isso representa cerca de 500 mil analfabetos a menos em três anos. Por causa da pandemia, a pesquisa não rolou em 2020 e 2021.Os perfis que tiveram as maiores quedas foram exatamente aqueles que têm maiores percentuais de analfabetismo, ou seja, pessoas com 60+ anos e pessoas pretas ou pardas.
Olhando para o mapa… 🗺️

🤜🚪 Tem meta batendo na porta… O atual Plano Nacional de Educação, feito em 2014, estipula que devemos zerar o analfabetismo no país em 2024. No entanto, muito estados (roxo escuro no mapa) nem bateram a meta dos 6,5% de 2015 ainda.Clique se quiser aprofundar nos indicadores da educação do país.

Bruno Costa

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se