
O menor gasto com funcionalismo desde 2008
BRASIL
O menor gasto com funcionalismo desde 2008

15 agosto 2022Última atualização: 15 agosto 2022

Secando a torneira. Segundo o Ministério da Economia, os gastos da União com servidores públicos neste ano chegarão ao menor patamar desde 2008. Isso é reflexo de uma série de medidas que o governo tem tomado. O que gerou este resultado? 1) congelamento dos salários do funcionalismo; 2) a não realização de concursos públicos para repor servidores; 3) digitalização de processos; 4) parcelamento de precatórios de grande valor. Falando em números… De janeiro a junho, o gasto do Executivo foi de quase R$ 157,5 bilhões de reais. Esse valor representa uma redução de mais de 15% ante o maior gasto no período, em 2019, quando o montante foi de R$ 186 bilhões.
A queda converge com o número de servidores na ativa. Em 2022, são mais de 570 mil pessoas trabalhando nos gabinetes do governo, menor número desde 2009.Bottom-line: Em comparação com o PIB, o custo com servidores será de 3,4% em 2022, abaixando 0,2% do que havia no ano passado. Isso é relevante porque reduz a necessidade de endividamento do governo para quitar as contas públicas.

Bruno Costa
trends


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se