
Velocidade de entretenimento 🏎️
BIZNESS
Velocidade de entretenimento 🏎️


It’s race day! Para ver uma bela Ferrari correndo nas pistas de Fórmula 1, não basta parafusar as rodas e colocar um piloto dentro do carro.
Goste você ou não da F1, estamos falando de um mercado que vale ser analisado. Não só pelos bilhões que rodam no meio, como pelo seu potencial de marketing.- A temporada do ano passado foi vista por mais de 1,5 bilhão de pessoas — é a principal modalidade de automobilismo do planeta.
Ok, mas de onde vem o $?
📺 O maior fluxo vem da venda de direitos de TV. A F1 é responsável pela filmagem de todos os grande prêmios, que vende para canais do mundo todo.🛣️ Para serem incluídos no calendário do ano, os países precisam pagar uma grande taxa de sanção à Fórmula 1.🎟️ A terceira origem do cash é a venda de ingressos e patrocínios. O esporte ostenta marcas como Rolex, Saudi Aramco, Emirates e DHL.
Voltando a fita…
A F1 teve sua primeira edição em 1950. Após mais de 70 anos, sua popularidade disparou nos últimos 5 — e o motivo dá uma bela história de bizness.- Até 2017, o Grupo F1 era administrado pelo bilionário Bernie Eccelstone, que lidava com o esporte mais como um “clube de velhos”, por assim dizer.
- Nas palavras do próprio Bernie, que era contrário às publicações no Twitter e Facebook, as crianças não tinham dinheiro e ele preferia atingir um público de 70 anos.
Troca de motor 🔁
Em 2017, o Grupo F1 foi adquirido por uma empresa dos EUA, a Liberty Media, por mais de US$ 4,5 bilhões.O gráfico abaixo mostra a receita gerada, ao redor do mundo, desde a aquisição da nova administradora. Em 2021, foram quase US$ 100 milhões por fim de semana de corrida.
O que mudou após a aquisição?
Uma das primeiras ações de renovação foi a criação de uma equipe de marketing profissional — acredite, durante a gestão de Bernie, nem isso existia.- A Liberty Media percebeu como a mídia social tinha um forte potencial de atrair novos apaixonados pelo esporte.
Drive to survive 🚗
Streamig é o canal direto com a maior parte das faixas etárias, e aqui está uma baita sacada.A Netflix lançou, em 2019, a série “Drive to survive”, que mostra os bastidores da F1, vida dos pilotos e dramas internos. Assim, o esporte ganhou vários fãs, principalmente, jovens.Forte escalada
A F1 se tornou uma das ligas esportivas que mais cresce nas redes sociais. Em 2021, somou quase 50 milhões de seguidores no Facebook, Twitter, Insta, YouTube, Tiktok, Snapchat, Twitch e outras redes chinesas.- De olho na tendência: Por conta do mercado de jogos de computador que cresce cada vez mais, em dinheiro e usuários, a F1 entrou no E-sports.
Show na pista 🛣
Carros já são interessantes o suficiente para muita gente, mas, o que a F1 está fazendo, é posicionar a competição mais como uma forma de entretenimento e experiência. A visibilidade das equipes de carros aumentou muito. Assim, além do dinheiro vindo do torneio, elas passaram a ganhar muito com o fortalecimento da marca e marketing constante.O Formula One Group, por sua vez, desde que a Liberty assumiu o controle, multiplicou seu valor de mercado por cerca de 3 vezes e, hoje, está avaliado em US$ 13 bilhões.Grande Prêmio do Brasil

(Imagem: F1 | Reprodução)
A Fórmula 1 tem um significado especial para vários brasileiros, principalmente, por conta da figura de Ayrton Senna — que moveu a euforia do país nas suas corridas.
No último final de semana, aconteceu o circuito da F1 em SP — a penúltima corrida de 2022 —, que contou com mais de 230 mil pessoas nos três dias de evento.- Isso representa um crescimento de 30% em relação ao ano passado e o recorde de público em Interlagos.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se