O serviço de streaming que desbancou as Big Techs 🎧

BIZNESS

O serviço de streaming que desbancou as Big Techs 🎧

Redação
Redação
2 dezembro 2021Última atualização: 2 dezembro 2021
Escolhas difíceis. Na vida, existem algumas questões complicadas que nos deixam em dúvida na hora de decidir. Pepsi ou Coca? iOS ou Android? Nike ou Adidas? Mas quando se trata de músicas e podcasts, o Spotify é rei.O serviço de streaming é o mais utilizado no mundo — deu pra perceber pelos stories de ontem no Instagram — e deixa seus concorrentes — que incluem algumas Big Techs — no chinelo. A concorrência do Spotify 🥈Em 2015, a a empresa liderada por Tim Cook lançou o Apple Music. Poucos anos depois, foi a vez de Amazon e Google (YouTube) lançarem iniciativas no segmento.São ameaças pro Spotify? Obviamente, sempre que uma Big Tech entra no seu mercado, é um motivo para se preocupar.No entanto, mesmo com o surgimento de outros players no mercado, o Spotify seguiu — e segue — crescendo a passos mais largos que seus competidores. Como?Os principais motivos do sucesso do Spotify 🏆Um dos mais relevantes foi seu modelo freemium, em que os usuários podem ouvir gratuitamente com anúncios ou pagar por uma assinatura sem anúncios — o que contribui muito para atrair novos downloads.
  • Alem disso, eles fornecem 3 meses de teste gratuito. Convenhamos... depois de tanto tempo aproveitando todos os recursos do app, é muito difícil voltar atrás e cancelar o plano. Great strategy.
Outro ponto forte do negócio são seus conteúdos exclusivos. A empresa já fechou acordos de exclusividade de alguns podcasts, como o de Joe RoganKim Kardashian e DC Comics — o que também ajuda a atrair novos clientes. Mas nem tudo são flores…Polêmica | Um grande desafio da companhia ⚠️Muitos artistas reclamam que o Spotify paga mal. Isso fez Taylor Swift boicotar a empresa em 2014, removendo todas as suas músicas da plataforma. O mesmo foi feito por Adele, 1 ano depois, e, posteriormente, por Jay-Z.Por outro lado, por ter centenas de milhões de usuários, a distribuição da plataforma é gigante. Assim, os 3 artistas acabaram se rendendo e colocando suas produções de volta no serviço de streaming.
  • Qual a melhor opção: Sair da plataforma porque ela paga pouco, ou ficar nela porque é onde os clientes estão? It's not that easy.
Takeaway 💡First move counts. Mesmo brigando com algumas das maiores empresas do mundo, o Spotify segue liderando, o que nos mostra que ser pioneiro em um mercado é uma grande em vantagem.A empresa foi criada por Daniel Ek e Martin Lorentzon, em 2006  quando seus concorrentes ainda nem sonhavam com isso —, tendo sido capaz de combater a crescente onda de pirataria da indústria musical.Através da criação de um serviço inovador, reduziu perdas bilionárias dos artistas e tornou-se a maior empresa de streaming de música do mundo.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã