Nana banana 🍌

BIZNESS

Nana banana 🍌

Redação
Redação
8 fevereiro 2022Última atualização: 8 fevereiro 2022

🧐 Conheça a Nana Delivery

Nana Delivery é um App de entregas de mercado com foco nas classes C e D.

💰 Modelo de negócios

O app monetiza a partir de uma margem nos produtos vendidos dentro do app.

📈 Recebeu investimentos?

  • Pre Seed: de US$ 3,6 milhões, liderado pela Canary Ventures e Maya Capital (set/2021)

👫 Quem está por trás desse negócio?

Mariana Lais de AssisLucas de Andrade MontezGustavo Ferreira FinoRodrigo Moreira (Ao clicar, você vai para o LinkedIn deles).

🔮 Nossa análise

Só no primeiro semestre de 2021, o segmento de supermercados cresceu mais de 50% em São Paulo, representando quase 7 mil novos estabelecimentos. Mesmo tendo um alto crescimento no offline, os mercados entraram forte no digital.Alguns criaram seus próprios apps de entrega, como o James Delivery — do Grupo Pão de Açúcar — e outros abriram seus corredores aos grandes marketplaces de entregas.
  • Mesmo com grandes players nesse mercado, ainda há espaço para empresas como a Nana Delivery.
Por quê? A Nana, atualmente, trabalha com mil SKUs (diferentes produtos), enquanto um supermercado, em média, possui 10 mil.
  • Nossa! O mercado tem muito mais opções. Prefiro pedir nele mesmo…
Não sabemos você, mas já aconteceu de pedir um item — como um café, por exemplo — no iFood ou Rappi e, 30 minutos depois, receber a seguinte mensagem: “Não tem café, pode ser outra coisa?”Na Nana, não tem isso. Eles compram os produtos e revendem no app. Então, 100% dos produtos do aplicativo realmente podem ser entregues, o que evita esse desgaste.

Mas isso levanta um ponto de atenção:

Diferentemente de iFood e Rappi, a Nana não é um marketplace, o que tem seu lado bom e o ruim:
  • Bom → Permite que a empresa tenha um maior controle da operação, disponibilidade e qualidade de produtos;
  • Ruim → Um marketplace é mais escalável e pode oferecer ao cliente uma maior quantidade de produtos. Além disso, imagina o trabalho que a logística dá…

Como funciona a solução da Nana na prática?

A empresa compra os alimentos e os estoca em dark stores pela cidade (atualmente, apenas em BH). Quando o cliente faz sua compra de mercado, os entregadores pegam os produtos na dark store mais perto e levam até o cliente.
  • Perguntamos ao time deles sobre a captação de um concorrente, a Daki, que em dezembro do ano passado levantou US$ 260 milhões e já está presente em SP e RJ. A resposta foi muito interessante... Algo como:
“Não importa se já são grandes em outros lugares, nossa estratégia é ganhar os clientes de bairro a bairro, cidade a cidade, sempre focando em trazer comodidade com preço acessível“.Fica o insight: comece pequeno, pensando grande. Você pode querer dominar o mundo, mas inicie pelo seu bairro, para, então, ir expandindo cada vez mais.

📚 Para aprofundar

🤔 O que você faria se fosse o CEO?

Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?

🦄 E o meu bizness?

Se você quer seu bizness analisado por nós, clique aqui.📦 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente.
Redação

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