Seu imóvel agora tem um “CPF” — e ele vai pesar no seu bolso
ECONOMIA
Seu imóvel agora tem um “CPF” — e ele vai pesar no seu bolso

A Receita Federal acaba de regulamentar o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) e o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (SINTER), leis que prometem mudar a forma como imóveis são avaliados e tributados no Brasil.
Explicando: A partir do ano que vem, cada imóvel passa a ter um código único — uma espécie de “CPF do imóvel” — com dados atualizados em tempo real por cartórios, estados e municípios.
- O sistema cria um banco de dados unificado com os valores de mercado de todas as propriedades do país.
O impacto? Um aumento considerável na base de cálculo de impostos. Hoje, o IPTU é definido com base em tabelas defasadas, quase sempre abaixo do valor real de mercado. Com a mudança, a cobrança será feita sobre o valor atualizado do imóvel.
Na prática, o governo não mexeu nas alíquotas, mas ampliou a base de cálculo. Resultado: mais arrecadação — e uma conta mais pesada para o contribuinte.

Redação
trends

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se









