Como a Turma da Mônica foi dos gibis às maçãs? 🍎

BIZNESS

Como a Turma da Mônica foi dos gibis às maçãs? 🍎

Redação
Redação
20 abril 2023Última atualização: 20 abril 2023
(Foto: Globo Rural | Maurício de Souza Produções | Divulgação)
A história começou há mais de 25 anos. Era início dos anos 1990 e Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, caminhava por uma plantação de macieiras.Mas aquelas maçãzinhas eram muito gostosas e fáceis de serem carregadas.Maurício logo pensou em seus filhos e em como as pequenas maçãs caberiam perfeitamente em suas mãos. Era ideal para crianças.Essa foi a faísca que trouxe a ideia de licenciar a Turma da Mônica para produtos de hortifrúti — inicialmente, maçãs.Hoje, a produção mensal é de mais de 1,5 mil tonelada da fruta.Os 15 fornecedores autorizados ficam no Nordeste, Sudeste e Sul do país, totalizando cerca de 3.500 hectares de plantação.Depois de colhidas, essas maçãs vão para a Fischer, responsável por toda produção. É ela que cuida do armazenamento, controle de qualidade e empacotamento, deixando o produto pronto para consumo.
Maçãs são selecionadas para teste de qualidade em unidade da Fischer: consumidor final também tem valorizado o suco — Foto: Divulgação
(Foto: Valor Econômico | Fischer | Divulgação)

Além das maçãs

Com o sucesso das frutas vermelhas, a linha licenciada expandiu para novos itens, como banana, melancia, laranja, kiwi, ovos, brócolis, alface, cenoura e outras hortaliças.Maurício diz que a história da Turma da Mônica traz credibilidade e facilita a entrada em outros mercados.

Deixando os alimentos de lado... 🏰

A lógica aqui é a mesma da Disney. O que começou como um mero desenho de um ratinho foi crescendo e ganhando popularidade.
  • Conforme aqueles quadrinhos conquistavam fãs, surgiam novos personagens, até chegar ao ponto de lançar desenhos, filmes, parque de diversões, serviço de streaming…
E os produtos licenciados também entram nessa. A empresa do Mickey é a que mais vende mercadorias licenciadas no mundo. São mais de US$ 50 bilhões por ano em vendas.No nosso exemplo tropical, o playbook foi parecido — nas devidas proporções.A Turma da Mônica também tem parque, desenhos e filmes e uma série de produtos licenciados, como materiais escolares, itens de higiene, roupas e brinquedos.
  • Eles têm até uma área própria no Mercado Livre, por onde vendem seus produtos.
Isso só mostra como uma marca forte, amada por muitas pessoas, pode diversificar sua receita “apenas” vendendo o direito de imagem de um trabalho que já foi construído.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã