
A empresa que vendeu US$ 30 bilhões em tênis neste ano ✔️
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A empresa que vendeu US$ 30 bilhões em tênis neste ano ✔️

14 dezembro 2021Última atualização: 14 dezembro 2021

Simplesmente Nike. A empresa do Swoosh — que você talvez conheça por “certinho” — se destaca em diversos segmentos. O principal deles é o de calçados, responsável por dois terços do dinheiro que entra na companhia. Veja:
A força da Nike no mercado de calçados 👟A Nike lidera o mercado global de tênis — com mais que o dobro do valor de vendas da adidas, a segunda colocada. Para alcançar tal feito, é preciso se destacar de seus competidores, o que a Nike faz muito bem através de seu principal diferencial: sua marca.Enquanto seus concorrentes investiram bilhões de dólares no desenvolvimento de novas tecnologias, a Nike sempre se atentou a investir no que sua marca representa para a clientela.
Ainda tem mais… Da lista de tênis mais caros que já foram vendidos, a Nike é fabricante de todos eles e você pode ver a lista completa aqui. Boa parte deles, inclusive, bem são da linha Jordan, uma aposta antiga da Nike.O efeito #Jordan nessa equação… 🏀Quando o jovem promissor entrou na liga de basquete em 1984, a empresa brigou para ter seu contrato inicial e pagou uma fortuna astronômica na época ao atleta.
Aposta da Nike para os próximos anos: a estratégia DTC 🤔Direct-to-consumer. Nos últimos anos, é nisso que a Nike vem apostando. A estratégia consiste em remover intermediários da cadeia de produção e distribuição, visando vender diretamente para o consumidor final.Atualmente, 40% da receita da Nike vem da venda direta para o consumidor — valor que dobrou nos últimos 5 anos. O restante das vendas é para clientes no atacado.Essa mudança faz muito sentido, sendo bastante estratégica para a companhia, uma vez que, ao cortar distribuidores e varejistas, por exemplo, é possível oferecer preços mais acessíveis para os clientes.

- Não que a Nike não invista bilhões para melhorar o produto, mas é só pensar no famoso "Just Do It". Qual outra do setor possui um slogan tão forte?

- 500 mil por dólares por ano pelos primeiros 5 anos da carreira dele, o que, para muitos, o movimento foi visto como um erro ou exagero.

- Além disso, fica mais fácil de manter o padrão de qualidade, pois o controle da Nike passa a ser maior. Um vendedor de uma das mais de mil lojas próprias da companhia saberá vender e explicar os produtos muito melhor do que vendedores de lojas que trabalham com produtos de diferentes marcas.

Bruno Costa

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