A empresa que domina o mercado de tênis — na 1ª e na 2ª posição

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A empresa que domina o mercado de tênis — na 1ª e na 2ª posição

Redação
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24 agosto 2023Última atualização: 24 agosto 2023
A marca dos sneakers. No último ano fiscal, a Nike registrou uma receita de mais de US$ 50 bilhões. Desse valor, quase 70% — US$ 33 biveio do segmento de calçados.A marca foi fundada em 1964 e tornou-se o principal fornecedor mundial de roupas esportivas e calçados. Enquanto a marca Nike é a que mais vende tênis no mundo, o segundo lugar fica com outra marca do grupo: Jordan.

1° & 2° lugar

Dava pra esperar menos? Com quase 30% do market share do mercado global de tênis, as duas principais marcas do setor pertencem à empresa do swoosh.São mais de 80 mil colaboradores espalhados pelo mundo para fazer essa magia acontecer. Esse time vende quase 800 milhões de pares de calçados anualmente. É como se 1 em cada 10 pessoas comprasse um tênis da marca a cada ano.
  • Para efeito de comparação... O McDonald's vende 550 milhões de Big Mac’s por ano. Acontece que um hambúrguer é uma refeição, que pode ser comida várias vezes ao ano.
É comum ver alguém que coma Big Mac uma ou duas vezes por mês, diferentemente de comprar tênis. Mas quantas pessoas você conhece que compram 24 calçados por ano? risos.

O poder de uma marca forte 💪

Pense que, anualmente, o mercado de tênis movimenta em torno de US$ 75 bilhões. Perceba que os US$ +30 bi em vendas anuais da Nike correspondem a mais de 40% do faturamento total do mercado.
  • Por outro lado… Você viu no gráfico que a marca possui pouco menos de 30% de participação de mercado.
Como essa conta fecha? Nesse caso, o market share é relativo à quantidade de sneakers vendidos. Assim, essa diferença mostra que, na média, os calçados da empresa são mais caros que o dos concorrentes.Ter uma marca forte permite cobrar mais. Ainda que quem faça o produto seja o mesmo fornecedor chinês. risos. Esse é o poder de ter o “seu swoosh”.Muito dessa força só foi possível porque, lá atrás, Philip Knight e companhia perceberam que investir no que a marca representa para seus clientes traria mais resultados do que investir apenas em ter um produto bom, com as melhores tecnologias.
  • É por isso que a companhia faz o possível para que seus tênis estejam nos pés dos maiores atletas de cada esporte.
Isso (i) associa a marca à excelência, (ii) inspira os clientes que querem ser como seus ídolos, (iii) traz autenticidade, (iv)gera visibilidade e (v) permite contar histórias que conectam com os consumidores e incentivam o consumo. São poucas as empresas que atingem esse patamar.Aqui tem um compilado de alguns comerciais da marca que mostram isso bem.

Pra fechar…

✔️ Just do it. Para você aprofundar no assunto, temos uma outra edição em que falamos sobre o tênis mais caro já vendido pela marca, sua estratégia direct-to-consumer e mais.🏀 Jordan bilionário. Nessa outra, falamos sobre a parceria Nike e a estrela do basquete — a maior da história do esporte.
Redação

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