O brasileiro está cada vez mais distante da casa própria
BRASIL
O brasileiro está cada vez mais distante da casa própria

Os brasileiros não parecem estar muito empolgados em comprar um novo lar para chamar de seu. Segundo levantamento, apenas 33% dos entrevistados afirmaram ter planos de adquirir um imóvel nos próximos 3 meses — o menor índice desde 2019.
O cenário reflete a escassez de crédito e os juros altos: a Selic chegou a 15% no fim de junho e deve continuar nesse nível por mais alguns meses.
- Com menos recursos disponíveis, especialmente no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), o financiamento para a classe média e alta ficou ainda mais difícil.
Ainda assim, o mercado não está parado. Nos últimos 12 meses, a participação de investidores entre os compradores saltou de 31% para 43%, e as transações feitas como investimento avançaram de 36% para 38% no trimestre.
A estratégia, porém, está mais voltada a aproveitar as oportunidades: 66% das negociações tiveram algum desconto, com média de 7% no valor final e até 10% quando houve redução em relação ao preço inicialmente anunciado.
Zoom out: O retrato é de um mercado em ritmo de espera: compradores retraídos, investidores atentos a barganhas e um setor imobiliário que, mais do que nunca, depende da política monetária para voltar a crescer.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se








