
ChatGPT faz bem para produtividade — e mal para o seu cérebro?
TECNOLOGIA
ChatGPT faz bem para produtividade — e mal para o seu cérebro?


(Imagem: TIME)
Usar inteligência artificial até acelera suas tarefas, mas isso pode ter um custo para o seu cérebro. Isso porque um estudo do MIT concluiu que escrever textos com o ChatGPT reduz o engajamento cerebral e prejudica o pensamento crítico.
- Como funcionou: Pesquisadores pediram para que 3 grupos escrevessem redações usando apenas o cérebro, o Google ou o ChatGPT.
- O resultado: Quem usou AI apresentou o menor nível de atividade neural e desempenho inferior nos testes linguísticos e comportamentais. As redações feitas com AI foram classificadas como textos “sem alma”, repetitivos e pouco originais.
O estudo monitorou 54 participantes com eletroencefalogramas durante 4 meses. A cada nova tarefa, os usuários do ChatGPT ficaram mais dependentes de copiar e colar, enquanto quem usou o Google ou apenas o cérebro manteve alto nível de memória ativa e criatividade.
O trabalho liga o alerta em um cenário onde o ChatGPT já soma 400 milhões de usuários semanais ativos e está entre os 5 sites mais acessados do planeta.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se