
“Terapia e Companhia” se tornam maiores utilidades da AI
TECNOLOGIA
“Terapia e Companhia” se tornam maiores utilidades da AI


Ela já escreve e-mails, responde dúvidas, faz resumos e gera códigos. Agora, está ajudando pessoas a encontrarem sentido na vida. Em 2025, a AI generativa virou conselheira, coach, terapeuta e até amiga.
Uma dose de contexto: No último ano, a Harvard Business Review mapeou como as pessoas estavam realmente usando AI. Um ano depois, muita coisa mudou.

Bem vindos à era emocional da AI: 38 novas aplicações da AI surgiram só no último ano — e a maioria não tem nada a ver com trabalho.
Entre os casos de uso mais citados, estão pessoas usando a AI para lidar com luto, planejar a rotina ou simplesmente conversar. Em resumo, a tecnologia tem sido cada vez mais vista como companhia — e até terapia — em vários cantos do mundo.
- Uma usuária da África do Sul relatou que, com quase nenhum acesso a psicólogos em seu país, recorre à IA para apoio emocional. Outro pediu ajuda para criar um cronograma de limpeza.
Há quem use o ChatGPT como guia de estudo, nutricionista de macros ou até redator para recorrer multas de trânsito. O que começou como uma ferramenta para “dar uma força” no dia a dia está se tornando, aos poucos, um item indissociável para muitos humanos.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se