
Startup devolve a voz a paciente com ELA
TECH
Startup devolve a voz a paciente com ELA


A Neuralink, startup de Elon Musk, deu mais um passo na integração entre cérebro e tecnologia. Brad Smith, terceiro humano a receber um implante da empresa, agora consegue se comunicar usando sua própria voz.
Smith tem esclerose lateral amiotrófica — você provavelmente deve conhecer como ELA — doença que compromete a fala e a mobilidade, mas preserva a mente. A Neuralink, que iniciou testes em humanos em 2024, aposta na tecnologia para transformar a vida de pacientes em condições semelhantes.
O implante, do tamanho de cinco moedas empilhadas, foi colocado no córtex motor por um robô capaz de evitar vasos sanguíneos, minimizando riscos.
Como funciona: O dispositivo se conecta a um computador via Bluetooth, permitindo que Smith controle o cursor na tela apenas com a intenção de movimento.
Diferente do que muitos imaginam, o dispositivo não lê pensamentos profundos. Ele capta apenas os comandos motores, como o desejo de mover o cursor, por exemplo. Veja o vídeo aqui.

Redação
trends











waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se