
“Dietas inflamatórias” podem aumentar em 84% o risco de demência
STAY HEALTHY
“Dietas inflamatórias” podem aumentar em 84% o risco de demência


(Imagem: News Medical)
Uma nova pesquisa conduzida pela Boston University aponta que dietas com alto potencial inflamatório podem aumentar significativamente o risco de demência.
Para comprovar isso, o estudo associou altos índices no Dietary Inflammatory Index (DII) a uma maior incidência de demência geral e Alzheimer.
A explicação do fenômeno
Agora, o que você pode estar se perguntando é: O que meus hábitos alimentares têm a ver com a minha saúde neurológica? Digamos que bem mais do que você imagina.
Uma alimentação inflamatória, rica em gorduras saturadas e carboidratos processados, estimula a inflamação sistêmica, que pode afetar o sistema nervoso.
🩺Essa inflamação crônica contribui para danos neuronais, formação de placas beta-amiloides e perda sináptica, fatores associados ao desenvolvimento da demência.
Portanto, a exposição prolongada a estes compostos pode acelerar processos neurodegenerativos, aumentando o risco deste tipo de doença.
Sobre o estudo
O estudo analisou dados de 1.487 participantes acima de 60 anos, livres de demência no início do estudo, ao longo de 13 anos.
Ao final do período, os resultados foram contundentes: A cada aumento de um ponto no DII, o risco de demência geral crescia 21%, podendo chegar a até mesmo 84%.
Aos que quiserem se aprofundar no assunto, aqui vai o artigo original, publicado no site da Alzheimer’s Association.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se