Não vamos falar para ficar em casa, mas tome consciência disso

Sem Categoria

Não vamos falar para ficar em casa, mas tome consciência disso

Redação
Redação
18 março 2021Última atualização: 18 março 2021
O título é ilustrativo e você vai entender. Hoje, vamos dar um panorama geral sobre a situação dos leitos e dos casos de COVID-19 no Brasil. Independente do que você acredita, essa visão do contexto é importante.Com medidas de restrições mais rígidas se espalhando por todo o Brasil, brasileiros têm opiniões divididas e diversas sobre a eficiência dos lockdowns.Há, no entanto, um ponto comum em todo o país. A sobrecarga dos leitos de UTI COVID-19 do Sistema Único de Saúde (SUS).Ontem, a FioCruz, além de liberar a primeira produção de 1M de doses da vacina de Oxford, também divulgou um relatório sobre a taxa de ocupação dos leitos por aqui. Os resultados não são nada positivos.Qual o cenário? Lembre-se que o Brasil tem 27 unidades federativas. Agora, pense que 25 dessas estão com as referidas taxas de ocupação de leitos de UTI iguais ou superiores a 80%. Se não bastasse, 15 estados já tem taxas iguais ou superiores a 90%.
  • Nas capitais, o cenário não é diferente e 19 delas tem taxas superiores a 90%. Outras 6 estão com essas taxas superiores a 80%.
A consequência: O pior colapso da saúde da história do país. Talvez essas palavras soem “dramáticas” demais, mas podemos colocar em números também. Os óbitos no Brasil já representam mais de 10% do total mundial, apesar de representarmos 3% da população do mundo.

É realmente o pior momento?

Bem… Tire suas próprias conclusões. Desde o início da pandemia foram, em média, 32 mortes confirmadas a cada hora no país, ou seja, 775 registros por dia.Taxa de contágio: O cálculo feito para medir para quantas pessoas um infectado transmite também vem aumentando — apesar de estar longe da pior marca, quando passamos da casa de 2. Hoje, estamos com a taxa de 1,23. Pequeno aumento em relação ao último registro, que era de 1,13.Expandindo o zoom: Além do óbvio, um colapso na saúde como esse também influencia em mortes como um todo. É só olhar para 2020, que foi o ano com maior número de mortes naturais na história do país.Não, não vamos lhe dizer para ficar em casa. Cada um sabe de suas necessidades e faz aquilo que quer e reconhece que deve ser feito. Nosso dever é que, ao menos, você tome consciência.Além disso, o que mais acontece por aqui? 🇧🇷
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã