
O rival invisível dos clubes brasileiros é…
NEGÓCIOS
O rival invisível dos clubes brasileiros é…


(Imagem: Raul Baretta | Santos FC)
O Neymar??? Calma, essa matéria não é sobre ele. O grande adversário dos clubes brasileiros se encontra justamente fora das quatro linhas — e impede um faturamento bilionário para as equipes.
A pirataria virou uma espécie de 12º jogador contra os clubes brasileiros, e a conta já passou dos bilhões. Segundo dados do FNCP, 37% das camisas de futebol vendidas no Brasil são falsas.
- Em 2022, só esse mercado gerou um prejuízo de R$ 9 bilhões aos clubes.
A tendência segue em alta, impulsionada por perfis no Instagram, marketplaces e grupos de WhatsApp com as apelidadas “camisas tailandesas”, que entregam design próximo ao do original e preço menores que 50%.
A volta de Neymar ao Santos acendeu o alerta
Só com o anúncio, o clube ganhou 10 milhões de novos seguidores e quase 30 mil novos sócios. Isso fez o Peixe criar um departamento só para blindar suas receitas com produtos oficiais. Outros clubes também já têm iniciativas similares.
Zoom out: Hoje, 35% dos produtos piratas no Brasil são vendidos online, principalmente via marketplaces e redes sociais. Em 2019, esse número era de apenas 10% — ou seja, a participação triplicou em 4 anos.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se