
Trégua entre Israel e Irã segura a guerra — e o preço do petróleo
MUNDO
Trégua entre Israel e Irã segura a guerra — e o preço do petróleo


(Imagem: Dean Conger)
Agora é oficial: Irã e Israel confirmaram o fim da guerra no Oriente Médio, um dia após o anúncio feito por Trump nas redes sociais.
O conflito, que durou 12 dias e deixou ao menos 610 mortos no Irã e 28 em Israel, envolveu ataques diretos entre os dois países — algo inédito até então.
Cada lado saiu do embate reivindicando vitória:
- 🇮🇱 Netanyahu falou em “vitória histórica” de Israel, mas disse que a campanha contra o eixo Irã-Hamas segue em Gaza.
- 🇮🇷 Já o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, classificou o desfecho como uma “grande vitória” para Teerã, afirmando que a guerra foi imposta pelo “aventurismo de Israel”.
A paz já teve impacto no mercado
No mercado, a reação foi imediata. O petróleo Brent despencou mais de 5% e encerrou o dia abaixo de US$ 67, mesmo após recuperar parte das perdas nas negociações estendidas.
Desde o início da guerra, a commodity chegou a bater US$ 81 com o temor de que o Irã bloqueasse o Estreito de Ormuz — rota por onde passam quase 20% do petróleo mundial.
Agora sem riscos, o petróleo voltou a ser negociado abaixo do valor pré-conflito, em linha com fundamentos como estoques globais e demanda da China.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se