
Na cidade dos milionários, um socialista é favorito a prefeito
MUNDO
Na cidade dos milionários, um socialista é favorito a prefeito


(Imagem: Getty Images)
A principal cidade dos EUA pode estar prestes a eleger um prefeito muçulmano, socialista e com propostas ousadas.
Zohran Mamdani, deputado estadual pelo Queens, venceu as primárias democratas e agora é o favorito para assumir o comando de Nova York — cidade mais rica do mundo e símbolo do capitalismo global.
Filho de imigrantes, Mamdani defende ideias populares como ônibus gratuitos, congelamento do aluguel e creches universais — tudo bancado com aumento de impostos sobre milionários.
O discurso tem conquistado os jovens nova-iorquinos, fazendo com que o político viralizasse nas redes sociais e mobilizou um exército de voluntários com a promessa de tornar a cidade mais acessível.
- Seu plano inclui US$ 70 bilhões em moradia pública e a criação de um novo departamento para segurança comunitária — com menos polícia e mais assistência social.
Por outro lado, integrantes dos partidos Democrata e Republicano não têm gostado muito do discurso de Mamdani.
Enquanto os republicanos apontam sua ascensão como sinal de que o Partido Democrata “perdeu o rumo”, os democratas mais conservadores — leia-se aliados de Hillary Clinton — o acusam de ser um radical.
A seis meses da eleição, Mamdani lidera em um cenário em que Nova York concentra 384 mil milionários, mas também tem 1/4 da população vivendo na pobreza.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se