
Trump pediu, a OTAN atendeu
ECONOMIA
Trump pediu, a OTAN atendeu


(Imagem: EFE)
A OTAN anunciou uma nova meta de investimento em defesa: 5% do PIB até 2035, mais que o dobro dos 2% definidos em 2014.
- O plano prevê 3,5% do PIB em gastos diretos com armas, tropas e equipamentos militares. Os 1,5% restantes vão para investimentos civis ligados à segurança.
Mais do que um gesto político, a medida representa um salto expressivo nos orçamentos públicos — e chega num momento de desaceleração econômica e alta pressão fiscal.
🤑 Em 2024, os países da OTAN gastaram cerca de US$ 1,4 trilhão em defesa. Com a nova meta, esse valor pode saltar para US$ 2,7 trilhões por ano — valor que supera o PIB do Brasil.
A OTAN estima que, se a meta for cumprida, a capacidade militar da aliança pode crescer até 30% — uma clara resposta aos avanços bélicos que a Rússia vem fazendo nos últimos tempos.
Mas nem todo mundo entrou na jogada…
Como aquele seu amigo “do contra” que sempre se opõe às decisões dos colegas de trabalho, a Espanha anunciou que pretende investir apenas 2,1% do PIB, valor que, segundo o país, já seria ''realista e compatível'' com as necessidades atuais.
Trump não gostou muito da resposta dos espanhóis e prometeu que Madri ''pagará o dobro'' em futuros acordos comerciais.
Inclusive, foi o presidente americano quem teve papel fundamental em toda essa história. Gastando 3,4% do próprio PIB com defesa e bancando 16% do orçamento central da aliança, Trump quis enviar a mensagem de que Washington não quer mais pagar a maior parte dessa conta sozinho.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se