1Até o happy hour entrou na mira das tarifas
ECONOMIA
Até o happy hour entrou na mira das tarifas

O seu chopp das sextas-feiras pode ficar mais caro… As tarifas de 50% anunciadas pelos EUA sobre produtos brasileiros já preocupam o setor de bares e restaurantes.
A partir do dia 1° de agosto, a medida começa a valer e, o temor é que a inflação gerada pressione o custo dos insumos — como carne, café, laticínios e bebidas — e reduza ainda mais as margens.
São mais de 1,7 milhão de estabelecimentos de alimentação no Brasil, e só o estado de SP concentra 28% deles.
Com o consumo ainda instável e o faturamento andando de lado, o setor já opera com promoções e cortes para atrair clientes.
- Segundo a Abrasel, o ticket médio de um almoço completo no país já passa dos R$ 51,61, e 20 a 30% do faturamento dos bares vai direto para a compra de insumos.
Só que repassar isso direto não é tão simples: Segundo empresários, o cliente já resiste a pagar mais caro, o que trava aumentos. A saída tem sido negociar com fornecedores e antecipar compras para tentar segurar os preços por mais tempo.
Zoom out: Com até 30% do faturamento dos bares comprometido com a compra de insumos, qualquer aumento no custo da matéria-prima impacta direto na operação. As tarifas podem até demorar a aparecer no cardápio, mas o setor já faz as contas.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se







