
A invasão dos carros chineses acende alerta na indústria brasileira
ECONOMIA
A invasão dos carros chineses acende alerta na indústria brasileira


(Imagem: Reuters)
O maior navio transportador de carros do mundo atracou no Brasil pela primeira vez, trazendo milhares de veículos da BYD. Só em 2024, a montadora já importou mais de 22 mil unidades, reforçando sua ofensiva no mercado brasileiro.
O movimento ilustra a explosão das montadoras chinesas no país. As importações de carros da China devem crescer 40% neste ano, chegando a 200 mil unidades — o equivalente a 8% das vendas totais de veículos leves.
O problema é que nem todos estão felizes com isso. Sindicatos e fabricantes questionam o fato de que, enquanto Estados Unidos e União Europeia estão impondo tarifas e barreiras para proteger seus mercados dos carros chineses, o Brasil permanece de portas abertas.
Segundo eles, o movimento do governo brasileiro apenas prejudica as montadoras que estão aqui há décadas — como Volkswagen, Stellantis e GM — e que geram milhares de empregos na cadeia local.
O temor é que o avanço das chinesas, lideradas pela BYD, desestimule fábricas locais e transforme o Brasil em mero consumidor de produtos importados, em vez de fabricante.
O questionamento que fica agora é se o Brasil quer acelerar a transição verde... ou proteger a indústria local.

Redação
trends







waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se