Rosa Weber se aposenta e deixa três votos marcantes

BRASIL

Rosa Weber se aposenta e deixa três votos marcantes

eduardokaloustian
eduardokaloustian
27 setembro 2023Última atualização: 27 setembro 2023

Devidamente aposentada. Durante sua última seção, a ministra Rosa Weber iniciou seu discurso agradecendo o apoio dos demais ministros ao longo de sua passagem pelo STF.

Antes de ir, no entanto, em suas últimas semanas, a juíza votou três pautas que geraram polêmica na população, incluindo a descriminalização do aborto, das drogas e a indenização de presos por condições degradantes nas cadeias.

Aborto 👶🏻

Foi a ministra que colocou na pauta do Supremo o julgamento de uma ação que descriminaliza o aborto até a 12ª semana de gestação. A magistrada votou a favor do pedido.
Na visão dela, a criminalização fere direitos fundamentais das mulheres, como os direitos à autodeterminação pessoal, à liberdade e à intimidade, além de dizer que a proibição não é eficiente.

Drogas 🍁

Neste mês, Rosa também deixou sua opinião no quesito das drogas. Antecipando seu voto, já que se aposentaria quando o processo voltasse à agenda do Supremo, ela votou a favor da discriminalização.
Segundo seu entendimento, a criminalização do uso pessoal aumenta o estigma para os usuários e prejudica a procura por tratamento.

Indenização de presos ☂️

Rosa Weber sugeriu que sejam estabelecidos critérios para a diminuição da pena com base no tempo que o preso passou em condições degradantes ou superlotadas.
Ela propôs o um dia de pena a menos para cada dia nessas condições, na linha de Gilmar Mendes, que, por outro lado, recomendou uma indenização financeira aos detentos.
Bottom-line: Indicada por Dilma, Rosa completará 75 anos na próxima segunda, idade-limite para atuação no serviço público. Weber foi indicada por Dilma e foi a 3ª mulher a ocupar o alto posto do Judiciário. É provável que seja substituída por Flávio Dino.
eduardokaloustian

eduardokaloustian

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã