Vale a pena patrocinar a Copa do Mundo?

BIZNESS

Vale a pena patrocinar a Copa do Mundo?

Redação
Redação
17 novembro 2022Última atualização: 17 novembro 2022
Fast Company Middle East: Latest News & Updates in Business, Technology &  Design
(Imagem: Fast Company Middle East | Reprodução)
Como em diversas situações da vida, a resposta é… depende. Tudo parte dos objetivos das marcas com o patrocínio. Antes de mais nada…

Quem são os patrocinadores?

Quando olhamos para o valor gasto em publicidade, a maior parte da grana veio de empresas chinesas, que investiram mais de US$ 2 bilhões no torneio.Em seguida, vem as do Catar e, depois, as dos EUA — como Visa, Coca-Cola, McDonald's e Budweiser(AB InBev) —, ambos os países com mais de US$ 1 bilhão investidos.

E o Brasil? 🇧🇷

Por aqui, o Nubank será o apoiador oficial sul-americano. Além do roxinho, a UPL, gigante do agro brasileiro, será um patrocinador regional.

As marcas querem ser associadas à Copa

Elas querem ser vistas e lembradas. Se a análise do Nu, por exemplo, fosse apenas de quantos novos clientes foram adquiridos pelo valor gasto, talvez a conta não fecharia.Nem tudo no marketing é retorno sobre investimento ou custo de aquisição de clientes. Em muitos casos, o que importa é aparecer — estar presente na mente das pessoas.

O outro lado da moeda ✋

Junto a todos esses benefícios, vem o risco reputacional. O Catar foi muito criticado por violações de direitos humanosdos trabalhadores que construíram os estádios.
  • As estimativas são de que ao menos 6.500 imigrantes que foram ao país trabalhar tenham morrido nas obras,embora o comitê organizador do evento negue.
No entanto, nem todo mundo engoliu esse sapo. Um exemplo é a Hummel, fornecedora de materiais esportivos da seleção da Dinamarca.Para protestar contra o Catar, a marca diminuiu seu logo e dificultou a visibilidade:
Denmark World Cup football kits
(Imagem: Hummel | Reprodução)
Esse gesto pode gerar um reconhecimento da marca, por parte de quem também se revoltou com a situação, trazendo uma legião de fãs e potenciais clientes.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã