Sempre nos seus pés — da hora em que você acorda até deitar pra dormir 👟

BIZNESS

Sempre nos seus pés — da hora em que você acorda até deitar pra dormir 👟

Redação
Redação
16 fevereiro 2023Última atualização: 16 fevereiro 2023

🧐 Conheça a Yuool

A Yuool é uma marca brasileira de calçados sustentáveis feitos de lã merino, algodão orgânico e garrafa pet reciclada e rastreada.

💰 Modelo de negócios

Eles vendem, principalmente, através do e-commerce próprio, seguido das 6 lojas da marca que ficam no Brasil.Além disso, possuem um braço Corporate, voltado para atender empresas, em que vendem pares personalizados.Na Europa, vendem através do e-commerce próprio e têm planos de abrir sua primeira loja internacional em Milão.Nos EUA, as vendas são feitas através da Amazon.Já no Uruguai e na Colômbia, fornecem seus produtos para serem comercializados por revendedores.

🛣 Como tudo começou…

No final de 2016, os fundadores da Yuool perceberam um movimento na Europa e nos EUA de empresas que estavam fazendo tênis de lã.
  • Eles compraram, experimentaram, e… amaram. Era muito confortável e diferente de tudo que já tinham visto.
Encantados pelo produto, tentaram entrar em contato com algumas dessas empresas de fora para trazê-las ao Brasil. Mas ouviram um “não” atrás de outro.Só que, mesmo assim, eles estavam dispostos a fazer acontecer.Em 2017, rodaram o mundo atrás de uma lã de qualidade, que fosse confortável, resistente a máquina de lavar e termodinâmica — pra usar no calor e no frio.Foi aí que encontraram um fornecedor na Itália, que futuramente virou sócio, e montaram o conceito da marca — mais enxuta, inspirado nas DNVBs.
  • Ao longo de 2017, fizeram muitos testes. Até que, no dia 15/12, abriram o e-commerce.
Esse foi o modelo de negócio escolhido no início, pois, como a lã importada para fazer os produtos é cara, não poderiam trabalhar com intermediários, senão a margem seria muito pequena.As primeiras compras foram feitas pelos próprios fundadores, que aproveitaram o Natal daquele ano para presentearem seus familiares.Com o tempo, o negócio foi crescendo e, desde então, já foram mais de 150 mil pares de calçados vendidos.Com seu propósito de transformar o mundo em um lugar mais confortável, a empresa faturou R$ 18 milhões em 2022— 63% mais do que no ano anterior — e quer chegar a R$ 33 milhões em 2023.

📈 Recebeu investimentos?

Começaram com capital próprio. Depois, entraram outros sócios com smart money, em duas rodadas.

👫 Quem está por trás desse negócio?

A empresa foi fundada por Eduardo Rocha Abichequer, Eduardo Glitz, Marcelo Maisonnave e Pedro Englert. Ao clicar, você vai para o LinkedIn deles.

🔮 Nossa análise

Para entender melhor sobre a empresa, seus diferenciais e maiores desafios, clique aqui.Quando a Yuool estava sendo criada, os fundadores perceberam alguns problemas no setor varejista:
  • As marcas tradicionais tinham coleções gigantes, com muitas cores e modelos. Isso gera custos altos na produção e necessidade de queimar estoque constantemente.
  • Excesso de camadas, com vários canais de venda e distribuidores, o que torna necessário reduzir a qualidade do produto para controlar custos e não pressionar tanto a margem.
A Yuool diz ter nascido para quebrar essa lógica. Em 5 anos, eles têm apenas 4 modelos, com poucas variações — inclusive, de preço.Cada modelo tem um propósito: casual, exercício, ficar em casa, praia/piscina. Por conta disso, os produtos não concorrem entre si.O interessante dessa estratégia é que, além de simplificar a operação e evitar os problemas enfrentados no varejo, facilita a escolha para o consumidor.
  • O “paradoxo da escolha” explica isso. Ter muitas opções pode gerar um efeito negativo de causar estresse e dificultar as decisões.
Outra questão interessante é a bandeira da sustentabilidade levantada pela empresa — algo cada vez mais relevante, sobretudo, para públicos mais jovens.Além do tecido de lã, para produzir seus produtos, eles usam garrafa pet, algodão orgânico e algodão de camisetas reciclada.Todos esses fatores, combinados à qualidade do produto, fazem com que a taxa de recompra dos clientes da empresa seja de 37% dentro de um ano.Olhando para o futuro… A Yuool planeja abrir mais três lojas no Brasil e uma na Europa.Sua operação europeia vem crescendo e eles querem dar mais atenção para esse mercado, juntamente aos EUA, pelo potencial que enxergam.
  • Esse pode ser um grande desafio, uma vez que o mercado norte-americano, por exemplo, é bem concorrido e há um longo caminho pela frente pra se firmar por lá.
Eles tem uma cultura forte de testes, feitos principalmente no Brasil. Quando validam algo aqui, exportam para fora.Embora cada mercado tenha suas particularidades, vale pra dar uma noção.Sempre tomando cuidado para não perder espaço no mercado interno enquanto olha para os outros países.A empresa também planeja crescer seu range de produtos, incluindo collabs. Um exemplo foi o tênis que lançaram com o Kobra — em 2 meses, já venderam 80% do estoque de 4 mil pares.Por fim, vale destacar que o mercado de tênis é extremamente concorrido e existem muitos players gigantes no setor.Dessa forma, a Yuool precisará continuar se reinventando para conquistar mercado e estar preparada para bater de frente com grandes marcas que, inspiradas em seu sucesso, eventualmente, lancem produtos parecidos.

📚 Para aprofundar

💼 Quer trabalhar lá?

Para se juntar às cerca de 40 pessoas do time, clique aqui e confira as vagas disponíveis.

🦄 E o meu bizness?

Se você quer seu bizness analisado por nós, clique aqui.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã