O Brasil é o país que mais escuta podcasts? 🇧🇷

BIZNESS

O Brasil é o país que mais escuta podcasts? 🇧🇷

Redação
Redação
29 setembro 2022Última atualização: 29 setembro 2022

Seja ele seu companheiro na hora de lavar a louça, na hora do trânsito ou da academia,grandes chances de você consumir podcasts.

  • Podcasts nada mais são do que um conteúdo de áudio em formato digital, disponibilizado na internet.
Eles já existem há um tempo, mas começaram a se popularizar com muita força nos últimos anos — ainda mais com a pandemia —, através das plataformas de streaming.Principalmente no Brasil. Além de um dos países que mais utiliza a internet, somos o líder quando o assunto são podcasts:
Flow puxou o bonde. Os podcasts se fortaleceram bastante no formato de entrevistas. O primeiro a ganhar muita relevância foi o Flow Podcast, que adotou e popularizou um modelo parecido com o que o americano Joe Rogan fazia lá fora.Logo em seguida veio o Podpah, que hoje é o mais ouvido do Brasil. A briga é muito boa:
Isso sem contar todas as visualizações em outras plataformas de streaming e trechos postados nas redes sociais — além dos canais de cortes no próprio YouTube.
  • No caso do Flow, ainda tem os outros podcasts produzidos por eles — tanto próprios quanto de terceiros.
Ao considerar tudo isso, estamos falando de conteúdos que geraram alguns bilhões de visualizações. É de deixar o queixo caído….
Depois do sucesso barulhento desses dois podcasts, diversos outros influenciadores e empresas entraram na onda e lançaram seus próprios.
Se vale a pena? Os números falam por si só. Veja como a popularidade desse tipo de conteúdo vem crescendo no Brasil,em todas as faixas etárias:
Das mais de 10 horas que os brasileiros passam por dia, em média, utilizando a internet, 1 hora é apenas ouvindo podcasts.

Menção honrosa 🇸🇪

Além do Brasil, outro país cuja população adora um podcast é a Suécia, que também lidera o ranking em algumas pesquisas.Não dava pra esperar menos do país em que o Spotify foi criado. risos.

Como os podcasts fazem dinheiro? 💸

As formas mais comuns são os anúncios — tanto das próprias plataformas de streaming quanto patrocinadores dos programas.Pra você ter uma ideia, os gastos globais com anúncios em podcasts multiplicaram em quase quatro vezes entre 2017 e 2021. E a tendência é de alta:

Além da publicidade 📢

Existe outras formas de monetização, como a divulgação e venda de produtos ou serviços próprios durante as transmissões.
  • Sem contar as marcas que adotam o formato apenas para gerar conteúdo e, com isso, ampliar seu alcance. Nesse caso, a monetização acaba vindo de forma indireta.
Mas, de qualquer forma, embora o mercado esteja cada vez mais disputado, os podcasts podem ser um excelente formato para marcas conversarem com seu público e gerarem valor.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã