
Um fenômeno chamado: New York City Marathon
VARIADA
Um fenômeno chamado: New York City Marathon


Hoje você conhecerá a história do que começou como quatro voltas em um parque perigoso e se transformou em uma das maiores maratonas do mundo.
Estamos falando da maratona mais cobiçada do mundo, que reúne anualmente 50 mil pessoas e cifras multimilionárias em patrocínios e no turismo.
Como tudo começou
Na década de 70, o Central Park era tudo, menos o que conhecemos hoje. Vandalismo, drogas e pichações dominavam o espaço. O novo prefeito da época pretendia revitalizar a cidade — que mais parecia Gotham City.
Foi então que surgiu a ideia: Vamos começar pelo parque e transformar uma corrida pequena em uma grande maratona, já que a corrida era um esporte democrático e em ascensão no país.
Por volta de 1976, a proposta de atravessar os cinco distritos da cidade ganhou força — e o impacto foi imediato. Nos dias da maratona, a taxa de criminalidade despencava.
🏃🏻 O evento não apenas deu uma nova cara ao Central Park, mas também ajudou a reimaginar New York.
De lá pra cá, a maratona só cresceu. Hoje, é a maior do mundo, reunindo 50 mil corredores e 2 milhões de espectadores.
O lado financeiro por trás de uma maratona 💸
O evento movimenta cerca de 500 milhões de dólares na economia local, com pequenos negócios — como bares e restaurantes — registrando até 40% de aumento nas vendas durante o evento.
- Por trás da organização está a New York Road Runners, uma entidade sem fins lucrativos que começa a planejar o evento dois anos antes.
Em 2023, o grupo registrou uma receita de 103 milhões de dólares para cobrir custos que chegaram a 98 milhões. O faturamento vem de taxas de inscrição, doações e patrocínios.
A patrocinadora master, por exemplo, uma empresa de tecnologia chamada TCS, investe quase US$ 300 milhões para estar presente nas principais maratonas do mundo. Recentemente, renovaram o patrocínio com a de Nova York até 2029.
New Balance, Tiffany e Shake Shack também apostam no evento como forma de engajar e construir valor comunitário. Até quem não pode patrocinar, como a Nike, encontra um jeito criativo de fazer parte. Veja.
💨 Você pode não estar em Nova York, mas que tal tentar se aventurar em uma corridinha hoje? Clique para um bom treino de iniciantes.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se