
Quadrilha rouba livros raros que valem 2 milhões de euros
VARIADA
Quadrilha rouba livros raros que valem 2 milhões de euros


(Divulgação/Europol)
Coisa de filme. Uma quadrilha formada por sete pessoas foi presa por roubar pelo menos 170 livros de bibliotecas europeias no valor de 2 milhões de euros.
📚 Esquema de clonagem… Os suspeitos fingiam ser acadêmicos, retiravam os livros e colocavam versões falsas parecidas com as originais para que ninguém percebesse o roubo.
- A quadrilha agia em vários países como República Checa, Finlândia, Estônia, Suíça, Polônia, França, Alemanha e Lituânia.
"Ta, mas qual é a relevância disso?” Pense que livros antigos são verdadeiras obras de arte. Quanto mais antigo, raro e reconhecido for o autor, mais dinheiro o livro vale.
Pra se ter uma ideia… O mercado global dos leilões de livros antigos registrou 1,6 milhão de dólares em 2022.
Quem compra são colecionadores ou até investidores, que podem ver um livro de US$ 40 passar a valer — depois de alguns anos — US$ 1.000.
Falando em leilão… Foram nos leilões da Rússia que os livros roubados pela quadrilha foram vendidos. Ninguém sabe onde foram parar as relíquias.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se