
Fumar maconha pode dobrar o risco de problemas cardíacos
SAÚDE
Fumar maconha pode dobrar o risco de problemas cardíacos


(Imagem: Herb.co)
Ouviu, Snoop? O uso de cannabis está diretamente ligado a um aumento expressivo no risco de doenças cardiovasculares, pelo menos é o que fala um estudo publicado no jornal Heart. De acordo com a publicação, usuários de maconha têm:
- 2x mais risco de morrer por doenças cardíacas;
- 29% mais chance de sofrer síndrome coronariana aguda;
- 20% mais risco de derrame.
O levantamento analisou dados de 24 estudos feitos entre 2016 e 2023, envolvendo cerca de 200 milhões de pessoas, na maioria entre 19 e 59 anos.
A preocupação cresce no momento em que 24 estados dos EUA legalizaram o uso recreativo da maconha, e a droga está prestes a ser reclassificada pela agência antidrogas americana.
- Já no Brasil, o uso da droga não é permitido — embora o STF tenha aumentado para 40g a quantidade limite para um usuário não ser considerado traficante.
A pesquisa não mediu a frequência de consumo, mas outro levantamento mostra que usuários diários têm até 42% mais chance de derrame em comparação a quem não usa.
Os autores da pesquisa recomendam que a cannabis seja tratada da mesma forma que o tabaco: não criminalizada, mas desencorajada.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se