Irã bombardeia Israel e Oriente Médio vira palco de escalada da guerra

MUNDO

Irã bombardeia Israel e Oriente Médio vira palco de escalada da guerra

Redação
Redação
2 outubro 2024Última atualização: 1 outubro 2024
(Imagem: Amir Cohen)

(Imagem: Amir Cohen)

A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã lançou quase 200 mísseis balísticos num ataque contra Israel depois das tensões entre os dois países se acumularem nos últimos meses.

O que aconteceu? O céu das duas maiores cidades israelenses — Tel Aviv e Jerusalém — foram iluminados por projéteis iranianos que, em sua grande maioria, foram interceptados pelo Domo de Ferro com a ajuda dos EUA.

O espaço aéreo foi fechado, sirenes tocaram e a população foi orientada a ficar em bunkers e abrigos. Não houve registro de prédios ou casas atingidas e, segundo o governo, duas pessoas ficaram feriadas sem gravidade.

Não foram só os mísseis: Pouco antes do bombardeio, no sul de Tel Aviv, pelo menos oito pessoas foram mortas e nove ficaram feridas durante um ataque terrorista. Os dois atiradores foram mortos pela polícia israelense.

Uma guerra que só cresce 🇮🇱🇮🇷🇱🇧

O ataque com mísseis foi o primeiro desde que os conflitos entre Israel e o Hezbollah aumentaram. Embora o grupo terrorista atue no Líbano, é o Irã que dá o apoio financeiro e militar — assim como acontece com o Hamas.

A relevância: O ataque a Israel foi feito diretamente pelo Irã, que é a maior potência militar do Oriente Médio, sendo bem mais armado que os grupos que sustenta e ainda contando com o apoio de potências como a Rússia.

(Imagem: BBC)

🇺🇸 Casa Branca de olho: Do outro lado, os EUA mandaram mais tropas e caças para a região, e reforçaram que Israel tem o direito de se defender e que vai continuar apoiando o país contra seus inimigos.

Já grupos armados do Iraque fizeram ameaças dizendo que vão atacar bases dos EUA caso os americanos se juntem a qualquer resposta israelense contra os iranianos.

🇧🇷 O Brasil decidiu ficar quieto: Horas depois dos mísseis iranianos cruzarem o céu de Israel, o Ministério das Relações Exteriores soltou uma nota — que não tem uma letra sequer sobre o ataque.

No lugar, o governo brasileiro optou por condenar as operações militares terrestres de Israel no Líbano, dizendo que as forças israelenses estão violando o direito internacional. Clique para ler na íntegra.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã