
EUA e China estão a um ‘‘sim’’ de um acordo
MUNDO
EUA e China estão a um ‘‘sim’’ de um acordo


Após 2 dias de negociações em Londres entre integrantes do governo americano e chinês, Trump anunciou um novo acordo comercial com a China. O pacote prevê:
- De um lado, que Pequim forneça antecipadamente ímãs e minerais de terras raras aos EUA — uma prioridade estratégica para Washington.
- Do outro, que os estudantes chineses possam continuar com acesso a universidades americanas.
A relevância: A China domina a cadeia global de minerais críticos, produzindo 60% e processando 90% das terras raras — essenciais para setores de tecnologia, energia limpa e defesa. Enquanto isso, há quase 300 mil universitários chineses nos EUA.
Só tem um pequeno (grande) detalhe 🫰
Todo esse anúncio foi feito apenas por Trump, sem qualquer “sim” oficial vindo de Xi Jinping. Os detalhes do acordo seguem nebulosos.
É quase como aquele seu amigo que conta pra todo mundo que foi promovido antes do RH formalizar. Pode dar certo? Pode… Mas e se não rolar? risos.
Até porque, mais do que isso, Trump garante que os 🇺🇸 EUA vão manter tarifas que somam 55% sobre produtos chineses, enquanto a 🇨🇳 China aplicará apenas 10% sobre produtos americanos.
Zoom out: Enquanto essa guerra comercial não chega ao fim de vez, a economia do mundo inteiro é impactada. Nesta semana, o Banco Mundial previu a década com crescimento econômico mais lento desde os anos 60.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se