O plano de Netanyahu para acabar com o Hamas
MUNDO
O plano de Netanyahu para acabar com o Hamas

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que pretende ocupar toda a Faixa de Gaza em uma ofensiva final para eliminar o Hamas e encerrar a guerra de quase dois anos no território.
O premiê disse que o objetivo seria “libertar a nós mesmos e ao povo de Gaza do terror do Hamas”, mas sem que os israelenses mantenham o controle permanente sobre a região.
- A fala ocorre em meio ao colapso das negociações por um cessar-fogo e à crescente pressão internacional por soluções para a crise humanitária no enclave.
- Netanyahu já declarou que o conflito termina “amanhã” desde que o Hamas depunha as armas e liberte os reféns. Até lá, a guerra continua.
Não há detalhes sobre a operação militar, mas existem indicou que Gaza seria entregue a “forças árabes” após a derrota do Hamas.
A proposta, no entanto, reacende o debate sobre os riscos de uma nova ocupação. Israel não mantém tropas no território há duas décadas, embora controle fronteiras, espaço aéreo e recursos essenciais.
A possibilidade de reocupação é criticada pela oposição e por famílias de reféns israelenses, que temem que uma ofensiva ampla coloque vidas em risco. Ainda há 50 reféns mantidos em Gaza — 20 deles vivos, segundo autoridades.
De acordo com dados do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, a ofensiva israelense na região já matou mais de 61 mil palestinos — enquanto a população local, de cerca de 2 milhões, vive sob ameaça constante de fome e deslocamento.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se











