
A Europa está fervendo
MUNDO
A Europa está fervendo


(Imagem: AFP)
Uma nova onda de calor tomou conta do continente europeu nos últimos dias, com temperaturas recordes e impactos imediatos. De Portugal à Grécia, os termômetros explodiram — e o verão mal começou.
Só no último fim de semana, as máximas ultrapassaram os 46 °C na 🇪🇸 Espanha, 45,5 °C em 🇵🇹 Portugal, 42,7 °C na 🇬🇷 Grécia e 40 °C na 🇮🇹 Itália, acionando alertas vermelhos de risco extremo à saúde.
Meteorologistas apontam a formação de uma cúpula de calor — um sistema de alta pressão que atua como uma tampa, prendendo o ar quente e seco próximo à superfície.
Neste ano, ele está ainda puxando calor do norte da África, intensificando o efeito fornalha no Mediterrâneo.
Não é um evento isolado
Desde 2018, a Europa tem enfrentado verões cada vez mais extremos. Em 2022, o calor matou mais de 60 mil pessoas em todo o continente, segundo estudo da Nature Medicine.
Em 2024, o mundo registrou o ano mais quente da história, com desastres que custaram mais de US$ 300 bilhões. Agora, 2025 parece disposto a ultrapassar.
Bottom-line: Segundo a Météo-France, com o avanço das mudanças climáticas, ondas de calor como essa devem se multiplicar por 10 até o fim do século.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se