
Tem mais gente morando na rua
ECONOMIA
Tem mais gente morando na rua


(Imagem: g1 | Reprodução)
O número de pessoas vivendo em situação de rua aumentou em 25% no último ano. De acordo com os últimos dados, 327 mil pessoas estão morando nas ruas brasileiras.
Depois da pandemia, o país viu um aumento expressivo no número de pessoas vivendo nas ruas, com um crescimento de 38% entre 2019 e 2022, totalizando cerca de 281 mil pessoas.
De lá pra cá, o crescimento de quase 50 mil chamou atenção e mostra a gravidade do problema, especialmente nas capitais brasileiras. A pasta responsável é do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
- O sudeste lidera como região com maior número de pessoas morando na rua, concentrando 63% do total, seguido do nordeste (14%).
- Entre os estados, SP liderou com quase metade de todos os moradores de rua (43%). Santa Catarina ficou com o oposto, o menor número (10%).
- Pensando em cidades, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte ocupam o ranking.
Nos últimos anos, alguns espaços públicos também adotaram uma arquitetura menos convidativa, como bancos com divisórias e pinos, para impedir que o uso dessas áreas para descanso ou abrigo. Tal prática é proibida por lei no Brasil.
Curiosidade: O Distrito Federal, reduto de quem cria, executa e “resolve” o problema, é a unidade da federação com maior percentual de moradores de rua com relação à população total, com quase três a cada mil habitantes.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se