Como uma startup de bikes resolveu seu problema “vendendo TVs”

CASE

Como uma startup de bikes resolveu seu problema “vendendo TVs”

Redação
Redação
4 junho 2024Última atualização: 4 junho 2024
Startup holandesa VanMoof

(Imagem: VanMoof | Divulgação)

A foto é meramente ilustrativa. Entre 2015 e 2016, a empresa holandesa de bicicletas elétricas VanMoof enfrentava um grande obstáculo: cerca de 25% dos seus envios chegavam danificados ao consumidor final.

Esses incidentes não apenas frustravam seus clientes como custavam muito caro para a startup, pois certas bicicletas eram equipadas com eletrônicos delicados, como rastreadores antirroubo e motores elétricos.

Além disso, esses incidentes atrapalhavam uma das principais metas da empresa: vender 90% de suas bicicletas online até o final de 2019.

A VanMoof testou inúmeras soluções, desde caixas mais resistentes e rótulos de “frágil”, até diferentes parceiros de logística… Mas, nada disso funcionou.

🕵️ O que eles identificaram? O problema — especialmente nos EUA — era mais comportamental e não só relacionado a empacotamento.

💭 Como encontraram a resposta? Perguntando se existia algum item que os “carregadores” tratavam com mais cuidado do que outros.

💡 A solução “fora” da caixa? Enviar suas bicicletas em caixas contendo a imagem de uma TV de tela plana do lado de fora.

O resultado: Os danos caíram 70-80% e, entre 2018 e 2019, a VanMoof estava vendendo 80% das bicicletas online.

A startup planejava manter o truque em segredo… Só que a tática foi revelada quando um colunista do The Wall Street Journal publicou uma imagem da caixa. Clique aqui para ver.

Ao ver a postagem ganhar mais escala, o diretor criativo da VanMoof respondeu:

Nosso segredo foi descoberto. Só não comentem com a FedEx

Infelizmente, a empresa teve outros problemas ao longo dos anos e, em julho de 2023, acabou quebrando. Fundada em 2009, a startup chegou a ser considerada como a Tesla das bicicletas.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã