Quem é responsável pelo que se posta?

BRASIL

Quem é responsável pelo que se posta?

Redação
Redação
25 junho 2025Última atualização: 25 junho 2025

(Imagem: Antonio Augusto | STF)

Usuário, plataforma ou os dois? Essa é a questão que os ministros do STF passarão a tarde discutindo.

O STF retoma hoje a votação que deve alterar as regras de atuação das BIG TECHs no Brasil — e já teve empresa que sinalizou que pode restringir sua atuação no país caso o Supremo faça uma mudança drástica.

O que está em jogo

O centro da discussão está no artigo 19 do Marco Civil da Internet, que hoje isenta as plataformas de responsabilização por conteúdos de terceiros, salvo após decisão judicial.

A proposta do STF quer tornar as BIG TECHs responsáveis por todo e qualquer conteúdo que os usuários publiquem.

Na prática, isso poderia forçar as empresas a remover conteúdos — afetando vídeos, buscas, notícias e até informações úteis no dia a dia.

Boa parte das BIG TECHs são favoráveis à regulamentação das redes sociais, especialmente no combate a crimes como exploração infantil, terrorismo e discurso de ódio.

Porém, na visão das plataformas, culpar o Maracanã pela loucura de um torcedor que compra o ingresso e joga uma bomba no campo não é razoável — sim, o estagiário é PhD em analogias. risos.

Nas palavras do Google, isso poderia não só afetar os conteúdos problemáticos, mas também conteúdos legítimos, como os jornalísticos, de humor, críticas e até debates públicos.

Inclusive, se essa interpretação do STF avançar, o maior buscador do mundo afirma que poderá haver um efeito colateral inevitável, com remoções preventivas em massa — algo não muito diferente de censura.

Zoom out: Uma possível saída ou redução da atuação da empresa colocaria em risco um ecossistema que movimentou R$ 215 bilhões na economia brasileira em 2024.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã