
Brasil quer entrar na era das ‘‘Times Squares’’
BRASIL
Brasil quer entrar na era das ‘‘Times Squares’’


(Imagem: Nathalia Molina / Estadão)
Concrete jungle where dreams are made of… O Brasil pode estar cada vez mais perto de ter sua própria Times Square, com avenidas e prédios lotados de anúncios.
De São Paulo a Balneário Camboriú, passando por Belo Horizonte, Curitiba e até Niterói, projetos vêm sendo anunciados para transformar cruzamentos centrais em polos de publicidade luminosa — no melhor estilo Manhattan.
A proposta vai de reformas públicas a empreendimentos privados, como no litoral catarinense, que já está tentando registrar a marca “Times Square Brasil”.
Em SP, o projeto é parte da polêmica revisão da Lei Cidade Limpa. BH criou lei própria, Curitiba já aprovou alvarás e Niterói estuda uma proposta.
Mas, como em toda grande vitrine, nem todo mundo se vê refletido. A ideia divide opiniões:
👍 De um lado, o poder público tem falado no potencial de atrair turistas e gerar emprego e renda, com apoio de organizações de comércios e serviços.
👎 Do outro, críticas envolvem o impacto na visualização de imóveis históricos, a possível poluição visual, a repetição de uma referência visual americana e a necessidade de outras melhorias.
Para entender o que está em disputa, vale olhar a Times Square original: Um espaço que ocupa apenas 0,1% da área de Nova York, mas responde por 7% dos empregos e 15% da produção econômica da cidade.

Redação

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