Uma linha de receita do Google que só cresce… ☁️

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Uma linha de receita do Google que só cresce… ☁️

Redação
Redação
1 dezembro 2022Última atualização: 1 dezembro 2022

Além dos ads. Como você já deve saber, a maior parte da receita da Alphabet — empresa-mãe do Google — vem de anúncios, por meio do Google e YouTube.

  • Mais especificamente, essa é a fonte de 90% do faturamento da companhia.
No entanto, nos últimos anos, um outro segmento vem ganhando cada vez mais relevância dentro do negócio: o Google Cloud. Dá só uma olhada:
No 1T19, apenas 5% do dinheiro da Alphabet vinha do Google Cloud. De lá pra cá, sua relevância dobrou e, agora, corresponde a 10% da receita da holding.O segmento é composto por diversas soluções de nuvem que ajudam outros negócios a aproveitarem os avanços tecnológicos e operarem com mais eficiência.
“Não entendi direito, me explica melhor”. Ok, vamos lá. O Google Cloud é dividido em duas partes:

i) Google Cloud Platform ☁️

Oferece um conjunto de serviços de computação em nuvem para outras empresas usaram as tecnologias desenvolvidas pelo Google.
  • Essas soluções, inclusive, são usadas pela própria empresa em seus produtos voltados aos usuários finais, como Google Search, Gmail, Google Drive e YouTube.
Imagine que o Google desenvolveu alguma tecnologia de análise de dados para usar internamente e, como o trabalho já estava feito, vendeu essa mesma solução para outras empresas. É mais ou menos assim que funciona.

ii) Google Workspace 💼

São as ferramentas de colaboração, que incluem Gmail, Docs, Drive, Calendar, Meet e outros, permitindo o acesso por qualquer computador conectado à conta Google e colaboração em tempo real.Com o recente boom do trabalho remoto, o segmento, que busca impulsionar o futuro do trabalho, cresceu bastante e já conta com mais de 3 bilhões de usuários.

Como o Cloud gera 10% da receita da Alphabet? 💰

Tanto o Google Cloud Platform quanto o Google Workspace funcionam através de um modelo de assinatura.
  • Até certo limite de uso, é possível fazer tudo de graça, o que atrai diversos usuários e, dependendo da sua necessidade, pode ser suficiente.
Agora, para quem quer explorar o máximo da capacidade e obter benefícios, como mais memória de armazenamento e liberação de mais features, existem planos de pagos.O foco principal são empresas, que querem oferecer esses produtos do Google aos seus colaboradores e, para isso, pagam uma taxa mensal à empresa.

O que podemos aprender com isso? 🤓

Recorrência. Produtos de assinatura geram uma receita previsível, podendo ajudar muito no planejamento do negócio e garantir uma certa segurança. O lucro recorrente é de maior qualidade.Freemium. Por ser possível utilizar os produtos de forma gratuita, muitas pessoas começam a usar apenas para testar e acabam virando clientes, ao pagarem para destravarem mais recursos.Da mesma forma que o Google, vale pensar em como seu negócio pode desenvolver estratégias parecidas.
Redação

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