Os brasileiros bebem pouco vinho? 🍷

BIZNESS

Os brasileiros bebem pouco vinho? 🍷

Redação
Redação
25 maio 2023Última atualização: 25 maio 2023
Cerveja ou vinho? Pode ser que essa resposta seja bem óbvia para você, assim como para a maioria dos brasileiros, que respondem… cerveja.
  • Em média, um brasileiro consome cerca de 65 litros de cerveja por ano — o equivalente a 200ml por dia. Caso os menores de idade fossem excluídos dessa conta, o número seria maior.
Essa quantidade fica pequena quando comparamos com outros países. Existe outras 20 nacionalidades que bebem mais cerveja do que a gente. No topo do ranking, está a República Tcheca, com uma média anual de 180 litros. Sim, 180 litros por pessoa, ao ano.

E o vinho? 🗓️

Por aqui, nosso consumo é relativamente baixo: Pouco mais de 2 litros por ano, por pessoa, na média.
  • Um cidadão do país líder do ranking — Portugal — bebe cerca de 30 vezes mais que essa quantidade.
E não são só nossos irmãos portugueses que gostam tanto de vinho. Parecido com o caso da cerveja, 20 países possuem uma média de consumo maior do que a nossa. Esses são os principais deles:

O consumo pode ser menor no Brasil…

Mas está aumentando. Em 2020, o “fica em casa” contribuiu para aumentar em quase 20% a quantidade de vinho bebida pelos brasileiros, impulsionado pelos e-commerces.
  • No ano seguinte — 2021 — o consumo teve uma leve queda, muito por conta da inflação de dois dígitos, que reduziu o poder de compra, e da alta do dólar, que encarece os importados.
Também hove uma queda brasileira em 2022, embora, em um cenário global, tenha aumentado. Ainda assim, o mercado BR se manteve em níveis acima dos anos pré-pandemia.

Voltando a 2021… 🇧🇷

Alguns movimentos interessantes aconteceram no setor, envolvendo os dois principais e-commerces de vinho do país.O primeiro deles foi a compra da importadora Cantu pela Wine, por R$ 180 milhões, como forma de ampliar sua oferta de vinhos estrangeiros e obter expertise em outros canais de venda. O segundo, foi a Evino comprando a Grand Cru, por um valor não divulgado.Quando olhamos para o perfil de consumo dos brasileiros, aqui vão alguns dados interessantes:

Pra fechar 🔑

A pandemia fez com que o vinho entrasse mais no dia a dia dos brasileiros. Isso abre muitas oportunidades no mercado, embora, por outro lado, também tenha atraído muitos players para o mercado.Um deles é, simplesmente, a Ambev, que acabou de entrar com tudo no mercado brasileiro de vinhos, com o lançamento de marca própria e rótulos de R$ 50 a R$ 220. A concorrência tá forte…
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã