
O iPhone está ficando mais barato?
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O iPhone está ficando mais barato?

19 setembro 2023Última atualização: 19 setembro 2023

Você já deve ter visto vários memes zoando a Apple e sua fama de ser muito cara. Realmente, os produtos da maçã estão longe de ser os mais baratos.Ainda mais no nosso Brasilzão. Por aqui, menos de 15% da população têm iPhone. Já em outros países, como nos EUA, o preço do celular da Apple não é proibitivo. Tanto que quase 60% dos norte-americanos usam o smartphone da marca.Inclusive, apesar de todas as brincadeiras que circulam por aí, o preço do celular da maçã reduziu nos últimos anos, quando corrigido pela inflação:
Do ano do lançamento até 2015, o número de aparelhos vendidos aumentou bastante todos os anos.Mas, como você pode perceber, a primeira queda veio em 2016. Desde então, a quantidade de aparelhos vendidos patinou de lado ao longo dos anos. Só 2021 superou 2015.

Contrariando as expectativas de muitos…
O recém-anunciado iPhone 15 saiu por US$ 800, o mesmo preço do iPhone 14. Desde 2020, a companhia não alterou o valor do aparelho.- Como a inflação dos EUA nos últimos anos foi relativamente alta, considerando o histórico do país, podemos dizer que o iPhone de entrada está mais barato que os anteriores.

- Como parte de seus esforços para reverter a situação, a Apple apostou em um aumento mais brusco dos preços. O racional? Se for para vender menos, que seja mais caro.
Vendendo menos, mas faturando mais 🤑
Em 2022, ainda que a quantidade de aparelhos vendidos tenha ficado abaixo de anos anteriores, foi o ano em que a Apple mais gerou dinheiro com iPhones — US$ 200 bilhões.Isso corresponde a cerca de 50% da receita gerada pela companhia no período. Pra te dar uma noção de grandeza, a empresa da maçã é a 7ª do mundo que mais gerou receita no último ano fiscal.- Se ela só tivesse seu smartphone — o carro-chefe da companhia — ainda assim estaria entre os 30 maiores faturamentos, no mesmo patamar que a Microsoft. Pois é, só com o iPhone.
Falando em serviços... ☁️
Pense que a companhia oferece uma série de assinaturas mensais, como Apple Music e mais espaço de armazenamento no iCloud, além de cobrar taxas da App Store, Apple Pay e outros.Em vez de conquistar clientes, focar no LifeTime Value é outra forma de aumentar a receita. Em outras palavras, fazer os consumidores atuais pagarem mais pode ser mais fácil do que trazer novos clientes. That's the logic.Não por acaso, o segmento de serviços da empresa cresceu muito nos últimos anos. Já explicamos isso melhor aqui.
Redação

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